Plano de Aula
Plano de aula: Tapetes sensoriais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Explorando superfícies
Por: Fernanda Zanatta
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Zanatta
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interac?o?es em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ETO4) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiência de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
Abordagem didática: As crianças passam boa parte do tempo muito próximas ou sobre superfícies variadas, seja sentadas, engatinhando, andando. Para os bebês, explorar essas áreas é uma oportunidade para descobrir textura, cor, composição e temperatura. E também para aprender mais sobre o próprio corpo por meio do contato de pés, mãos e braços com essas superfícies. É interessante observar como eles interagem com uma superfície inédita, como a areia, ou ao acrescentar um elemento novo a uma área já conhecida por eles.