Plano de Aula

Plano de aula: Som e imagem de pássaros com bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincar com bichos

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Pesquise previamente espécies de pássaros mais comuns que compõem a fauna local. Imprima fotos em tamanho A3 e cole-as em papel cartão. Plastifique-as usando plástico adesivo ou encape com saquinhos fechados com fita adesiva, para que fiquem mais resistentes e seguras para a exploração dos bebês. Imprima as mesmas imagens dos pássaros em tamanho 13x18 cm e cole-as dentro de caixas de sapato com tampa. Cole também imagens nas tampas de cada caixa. Garanta pelo menos uma caixa para cada dupla de bebês. Grave o som do canto de cada espécie em um dispositivo móvel compatível com aparelho de som que será utilizado. Faça um mural na parede usando um pedaço de plástico adesivo com o lado colante virado para cima, para que as crianças possam colar e descolar nessa superfície as fotos já encapadas/plastificadas repetidas vezes posteriormente.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Som e imagem de pássaros com bebês (link)

Brincar com bichos de brinquedo (link)

Imitar bichos com os bebês (link)

Explorar os bichos do jardim (link)

Conhecer bichos de estimação (link)

Materiais:

Você precisará de: papel cartão, imagens de pássaros da região, impressas em papel A3 e encapadas com plástico resistente, plástico adesivo, aparelho de som, dispositivo móvel, caixas de sapato com tampa, imagens dos mesmos pássaros da região (em tamanho 13x18 cm).

Espaços:

Em ambiente interno, organize tapetes ou colchonetes, onde os bebês possam ser acomodados. Ao seu redor, organize de forma atraente as caixas com as imagens dos pássaros dentro. Prepare o aparelho de som com dispositivo móvel e o som do canto dos pássaros. Disponha o ambiente de modo que os bebês possam brincar em dois pequenos grupos, em segurança, com espaço para circular livremente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como os bebês reagem diante das imagens apresentadas? Que expressões são percebidas?

2. Como exploram o som do canto no ambiente preparado? Imitam com produção de sons a partir do próprio corpo? Que descobertas eles fazem?

3. Como é a interação entre os bebês e entre adultos participantes?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam visualizar e tocar as imagens apresentadas, assim como vivenciar a exploração dos sons.Organize para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Nesse contexto cuide para que os bebês muito pequenos e que não se sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que se sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Em roda ou de maneira que os bebês fiquem confortáveis e visualizem o processo, apresente ao grupo todo uma das imagens selecionadas. Com entusiasmo, conte o nome da espécie e destaque detalhes que podem ser percebidos, como as cores das penas, o tamanho (grande/pequeno) do bico, onde mora, sua espécie.Os bebês, nesse momento, vão tocar na imagem e aproximá-la do corpo. Garanta que esse contato aconteça, convidando-os a explorar imagens e caixas espalhadas pelo ambiente. Chame a atenção do grupo para o som que o pássaro em referência ecoa, ligando o aparelho de som. Instigue-os a ouvir e imitar o canto, use o corpo para imitar também o voo dos pássaros. Em seguida, apresente a próxima imagem, nomeie a espécie e introduza o próximo som. Provoque os bebês, trazendo as diferenças de cada canto dos pássaros, buscando imitá-los. Eles engatinharão pela sala livremente, a fim de explorar as caixas e imagens espalhadas pelo ambiente. A cada novo pássaro apresentado, use o corpo e o som da voz para trazer ao contexto a espécie e o som reproduzido por ela.


2

Organize a turma em pequenos grupos de bebês. Em cada grupo disponibilize as imagens apresentadas anteriormente, assim como as caixas com as imagens em seu interior, fechadas com a tampa. Os bebês vão explorá-las livremente observando cada detalhe. Ficarão curiosos e tentarão abrir as caixas, vão segurá-las, levá-las à boca, sacudi-las, abri-las e fechá-las. Aos poucos vão percebendo as imagens dentro da caixa e as associarão às imagens maiores anteriormente apresentadas para o grupo todo. Garanta que o som dos pássaros esteja tocando para que eles possam percebê-lo, mesmo envolvidos com as imagens. Os bebês vão tocar, observar as cores, as formas, os traços, assim como o som e sua relação com as imagens. Balbuciarão tentando imitar o som percebido, se encantarão com as imagens, se expressarão com gritos, palmas e engatinharão sobre as imagens. Provoque-os a imitar as aves, apresentando movimentos que expresse o voo dos pássaros. Registre com vídeos cada nova descoberta dos bebês e suas expressões para que, posteriormente, possa refletir e suscitar novos desafios com o uso da voz aos bebês.

Possíveis falas do professor nesse momento: Além das imagens, como os pássaros cantam? Vamos fazer o canto do pássaro? Tente abrir os braços, tente mexê-los! Sinta o vento! Os pássaros também sentem o vento quando voam! O que está sentindo?


3

Circule pelos pequenos grupos convidando os bebês para ouvir os sons e imitar com gestos e movimentos o voo dos pássaros. Assegure que durante a realização da proposta tenha um adulto que possa auxiliá-lo a todo o momento. Enquanto um dos grupos de bebês está envolvido com a exploração das caixas, oriente o outro grupo de bebês para mexer no painel de colar/descolar imagens. Convide-os para experimentar o novo desafio proposto e instigue-os colando e descolando algumas vezes. Ao observarem a ação do adulto, os bebês querem imitá-lo. Garanta que todos possam se aproximar do painel e participem da brincadeira. Os bebês querem colar e descolar a imagem por diversas vezes, pois a ação é desafiadora e traz uma nova descoberta. Participe com falas motivadoras incentivando-os. Registre com imagens fotográficas as expressões de cada um e suas reações diante de cada nova ação realizada. Garanta que haja troca entre o pequeno grupo de bebês que explora o painel e o grupo que manipula caixas e imagens, a fim de que participem de todas as propostas. Tenha um cesto com objetos preferidos das crianças, oferecendo-o quando necessário, para atender os ritmos e interesses de cada um.


Para finalizar:

Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos vocês irão começar a guardar as imagens e compartilhe com eles a próxima proposta. Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada qual possa colocar as imagens em seus devidos lugares. Cante uma canção que costuma determinar o momento de arrumação com sua turma, por exemplo, a do grupo Palavra Cantada "Para arrumar a bagunceira". Apoie e encoraje as iniciativas dos pequenos nesse momento!

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01ET03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados