Recolhendo elementos da natureza
Apresente a proposta
Envie fotos da escola onde os bebês estavam em contato com os elementos da natureza. Selecione, também, fotos dos elementos naturais que sejam fáceis de serem encontrados na sua região e que as famílias possam disponibilizar em casa.
Peça para que eles recolham, por exemplo: folhas, gravetos, plantas, flores, sementes, pedrinhas.
Grave um áudio orientando os familiareas a mostrarem aos o bebê o material e conversarem, instigando memórias desses momentos, nomeando os objetos, as ações e reações envolvidas.
Aproveite e destaque a importância dessa continuidade de possibilidades exploratórias envolvendo a conexão com a natureza, ainda que estejam trabalhando da forma que for possível, com segurança e através do acompanhamento cuidadoso dos familiares, que serão parceiros de descobertas.
De forma animada, convide-os para a proposta:
- Olhando para essas imagens, sentiu saudades de brincar na escola?
- Então, que tal recolher elementos da natureza que encontram em casa, brincar com eles por enquanto aí e, depois, trazer para brincar na escola quando esse período terminar?
Envie o material pela plataforma que estão usando em sua rede ou pelo WhatsApp.
Adaptações necessárias
Os elementos naturais poderão ser rescolhidos do quintal ou de vasos de plantas, dependendo do que tiverem disponível. Reitere que os familiares sempre acompanhem o bebê, para que sejam seguras as manipulações.
Recomende que guardem os materiais em um saquinho ou caixa e disponibilizem para exploração em outras atividades do bebê. Antecipe que é interessante que eles reservem o que for trabalhado em casa para trazer à escola e compor um acervo de elementos naturais da turma, dando continuidade para aprofundar a proposta.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolverem o bebê, permitindo que façam livre exploração com os elementos (acompanhados pelos familiares). Oriente que os bebês estejam a uma distância possível de ir ao encontro do vaso, para descobrir ou redescobrir as surpresas ali contidas.
Sugira que validem as ações e iniciativas dos bebês, chamando a atenção para as descobertas e ajudando, caso seja necessário. Oriente, também, que as crianças possam investigar se aproximando de acordo com os próprios interesses, determinando o quê e quanto explorar. Assim, poderão compor arranjos, fazendo, desfazendo e gerando motivos divertidos, como, por exemplo: fazer careta, variar expressões e imitar de forma animada.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias para que enviem fotos e comentem como foi a experiência. Compartilhe com as demais famílias, para que também se sintam estimuladas a realizar a atividade.
Selecione esses registros para compor uma exposição. Você poderá fazer um varal na área externa e colocar os registros para inspirar mais brincadeiras com os elementos que trouxerem de casa, formando uma coleção da turma. Também será possível convidar as famílias para reviver esses momentos na escola, em uma exposição interativa, unindo os fazeres de casa da escola, estabelecendo conexão concreta e real entre eles.
Proponha, ao final, que escrevam sobre o que sentiram nessa vivência. Essa pode ser uma interessante forma de construir uma base emocional positiva, como apoio para a retomada da rotina escolar.