Plano de Aula
Plano de aula: Montagem de circuito
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percurso com materiais de largo alcance
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Abordagem didática:
Planejar circuitos e percursos com diferentes propósitos é uma boa alternativa para o dia a dia na escola. As possibilidades são diversas: percursos amplos que exploram os grandes movimentos ou minimalistas para possibilitar experiências de contenção; percursos que usam o movimento para produzir sons ou para desafios cognitivos e assim por diante. Além de serem desafiadas a vencer os obstáculos, as crianças podem colaborar com a construção de ideias para a organização de circuitos, utilizando uma gama de materiais de largo alcance.