Plano de Aula

Plano de aula: Massagem para a soneca dos bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, separe materiais que possam ser utilizados no momento da massagem, como: tecidos, esponjas, bolas de meia e algodão. A soneca é um momento importante na rotina dos bebês, por isso, organize o espaço para que seja tranquilo e relaxante após a atividade de massagem. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. A atividade envolve momentos de relaxamento e massagem em que o bebê possa permitir o toque do professor, de outra criança e o toque em seu corpo, de maneira que seus limites e possibilidades de interação sejam respeitados. Assim, o bebê poderá experimentar o cuidado de si e com o outro.

Materiais:

Materiais diversos como tecidos de texturas variadas, esponjas, bola de meia e algodão. Colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila.

Espaços:

Nesta atividade o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a realização da massagem. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado, com almofadas em cima e diminua a luminosidade. Deixe os tecidos, esponjas e bolas em um lugar próximo e de fácil acesso no momento da massagem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês participam da massagem? Como interagem e se comunicam com o professor e com os outros bebês nesse momento?

2. Como os bebês expressam suas sensaçõesao brincar de massagem?

3. Como experimentam as possibilidades corporais da massagem?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham apoio. Convide os bebês para irem até os colchonetes, berços ou camas para o momento da massagem antes da soneca, que deve ocorrer de forma espontânea. Explique aos bebês que você irá fazer uma massagem para que possam relaxar e descansar tranquilamente. Inicie a brincadeira com você fazendo a massagem em algum dos bebês iniciando pelos pés, depois as mãos etc. Organize as crianças para que se acomodem tranquilamente e faça o convite para a brincadeira de massagem. Envolva todos na proposta, colocando-se como um parceiro e convide também alguma das crianças para ser seu par. Garanta que os bebês menores, que precisam de apoio, fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima.

2

Convide as crianças para iniciar a brincadeira de massagem. O bebê pode começar mexendo nos pés, depois no braço, na cabeça. À medida em que tenham explorado o movimento de toque em umaparte, passe para outra parte e, aos poucos, vá introduzindo as seguintes. Apoie e valide as ações e brincadeiras feitas pelos bebês. Convideas crianças para trocarem até que o professor tenha massageado todos os bebês. Coloque-se como observador, aproveite para perceber a maneira como reagem ao toque do outro, como se manifestam quando é a sua vez de realizar o toque, quais são as expressões, os gestos e os olhares. Aproveite esse momento para realizar a documentação pedagógica.

prof

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar de massagem? Quem quer fazer massagem no amigo? Vou começar!

Possíveis ações das crianças:Um bebê toca no amigo, imitando o professor. Outro poderá observar as ações dos colegas.

prof

3

Após esse momento de toque nos bebês, proponha a eles que utilizem os pedaços de tecidos de texturas diferentes, pedaços de algodão e as bolas de meia. Em pequenos grupos, convide as crianças para escolher os objetos que mais lhe interessarem e sugira que façam uma massagem em si mesmo com o objeto escolhido, no próprio pé ou na própria mão. Possibilite a livre exploração e o manuseio dos diversos objetos e materiais. Facilite essas ações, de forma que todos tenham chance de explorá-los, interagindo com os materiais de massagem.

prof

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos pegar alguns materiais para fazer a massagem e vamos descobrir que sensação nos trazem?

Possíveis ações das crianças: Nesse momento alguns bebês podem expressar sensações por meio de risadas, demonstrar satisfação com os toques ou sentir cócegas.


Para finalizar:

Para finalizar a brincadeira, convide os bebês para se deitarem no tapete ou no colchão da sala já organizada para a soneca e possibilite a continuidade do movimento de massagem inicial em partes do corpo deles. Incentive toques nas mãos, braços, pernas e costas do colega que estiver próximo, avise que a massagem está acabando, diminua a iluminação e coloque música para uma soneca tranquila.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01CG02 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados