Plano de Aula
Plano de aula: Descobrir e relacionar novas coleções na natureza
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Colecionar elementos da natureza
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Peça para os familiares que recolham elementos naturais no caminho de casa para escola junto com as crianças e que os envie para a escola. Oriente os pequenos a colocar tais elementos num espaço, que pode ser uma caixa, uma bandeja ou uma cesta, de forma a criar uma nova coleção. Prepare um espaço para os materiais até o dia da realização da proposta. Esteja atento para que os bebês não coloquem pedras ou sementes na boca, no nariz...
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Recolhendo elementos da natureza
Organizando coleções com elementos da natureza
Folhas, galhos, pedras e um pouco mais
Descobrir e relacionar novas coleções na natureza
Materiais:
Coleções de elementos da natureza já organizadas pelas crianças anteriormente em outras propostas e que estejam disponíveis para elas brincarem no cotidiano. Outros elementos da natureza coletados pelas famílias no caminho de casa para a escola ou que tenham sido coletados em suas casas. Bandejas, caixas ou cestas de tamanhos variados.
Espaços:
A proposta pode ser realizada na sala do agrupamento de bebês ou em outro espaço coletivo da sua escola. Organize as coleções que estão na sala dos pequenos em dois cantos sobre estantes baixas ou sobre tapetes (escolha um local acessível a todos). Junto a elas, disponha os elementos coletados pelas famílias em cestas, caixas ou bandejas. Deixe disponível em outro canto as cestas, as caixas ou as bandeja vazias.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças exploram as propriedades (odor, cor, textura, temperatura) dos elementos da natureza (cheiram, apertam, passam pelo corpo, sacodem, batem um no outro)?
2. Como a proposta favorece aos bebês a percepção das diferenças e semelhanças entre os elementos? Como demonstram as descobertas feitas ao relacionar os elementos da natureza?
3. De que forma os bebês usam seu corpo no momento de brincar, manipular e fazer as novas coleções com os elementos da natureza?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Reserve e deixe disponível um cesto com objetos preferidos das crianças, oferecendo-o quando necessário.
O que fazer durante?

1
Converse com a grupo todo de crianças a respeito da proposta a ser realizada, que será brincar com os elementos da natureza, descobrindo e construindo relações com as coleções feitas anteriormente e com os elementos trazidos pelas famílias. Convide-as a explorar livremente os cantos organizados. Aconchegue confortavelmente os bebês menores próximos aos materiais e coloque os objetos ao alcance deles. Observe quais são as primeiras ações que realizam ao encontrar os elementos da natureza que foram trazidos pelas famílias. Esteja perto, observando e intervindo a partir das ações delas, dirigindo o menos possível. Aproveite para registrar os momentos e compor a documentação pedagógica do grupo.
2
Acompanhe duplas de bebês e pequenos grupos que vão se organizando, por interesses próprios, nos cantos propostos. Atente-se para como usam as coleções já conhecidas por eles e para quais ações realizam com esses elementos. Encoraje os bebês a descobrir novas formas de brincar com eles: entre junto na brincadeira e relacione os materiais já conhecidos com os novos.
Possíveis ações da criança neste momento: Dois bebês que engatinham se dirigem a um cesto cheios de gravetos. Cada um pega dois gravetos, um em cada mão, e batem um no outro. Ouvem atentos o som e sorriem um para o outro. Integrantes de grupo menor que caminha intercalam-se entre um canto e outro, observando o que há nas cestas. Param próximo a cesta com pedras e sentam-se. Ficam ali por um tempo a brincar com elas, rolando-as pelo chão, batendo umas nas outras, apertando-as contra seu corpo.
3
Acompanhe as explorações com os elementos coletados pelas famílias. Veja como manipulam os elementos, se os olham, passam as mãos neles, os cheiram, os passam pelo corpo, apropriando-se assim das suas características. Fique junto a eles durante essa experiência, demonstrando interesse e valorizando suas iniciativas, visando ampliar experiências. Você pode também passar sua mão nos materiais, cheira-los, passá-los no seu corpo, funcionando como modelo e entrando na brincadeira com eles.
Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê se aproxima do cesto com elementos da natureza, tira dele sementes grandes ainda não conhecidas por ele. Observa, as passa de uma mão para outra, as cheira, as bate no chão e as aperta com as duas mãos. Outros dois bebês observam-no e também retiram da cesta algumas folhas secas grandes. Passam-nas a mão sentindo a textura, as cheiram e balbuciam um para o outro, sorrindo.
Possíveis falas do professor nesse momento: O que você encontrou nessa cesta? Que elementos são esses? Como podemos brincar com eles? Você já viu materiais parecidos com esses aqui na escola? E em casa?
4
Participe de momentos de trocas e de construção ao relacionar as coleções já conhecidas pelas crianças e os novos elementos trazidos pelas famílias. Acompanhe individualmente e em duplas as experiências que realizam ao brincar com os materiais. Perceba como relacionam os elementos, se buscam os já conhecidos primeiro e depois vão até os novos, ou vice-versa. Pegue elementos das coleções conhecidas e convide as crianças a buscarem semelhantes no cesto dos novos. Use comentários como: Onde encontramos folhas como essas nessas outras cestas? Você quer me ajudar a procurar? Veja, temos vários tipo de sementes! O que elas têm de parecido? Essa é maior, aquela está mais quente. Encoraje a turma a partir de ações realizadas pelos bebês, propondo imitações dos outros que os observam.
5
Após esses ricos momentos de investigação, proponha organizar novas coleções com os elementos trazidos pelas famílias, usando também alguns dos elementos que já fazem parte das coleções conhecidas pelos bebês. Observe alguma criança que esteja, por exemplo, com uma bandeja já com pedrinhas e proponha que coloquem outras pedras de tamanhos diferentes ali. Inicie também algumas ações como pegar outra bandejae colocar pedras de tamanhos semelhantes nela, convidando os pequenos para colocar outros elementos também em outras bandejas.
Possíveis falas do professor neste momento: O que esses elementos têm de parecidos? Quais são diferentes desse outro? Como podemos separá-los? Você pode ajudar?
Para finalizar:
Ao perceber menos envolvimento na proposta e boas experiências já vivenciadas com os elementos naturais, informe às crianças que em alguns minutos irão organizar o espaço e voltar à sala para a próxima proposta do dia. Passado esse tempo, convide-as para colocar as coleções de elementos nos lugares. Sugira que guardem os materiais que sobraram para brincar em outros momentos da rotina, aprofundando a experiência. Valorize as iniciativas das crianças nesse momento, encorajando cada uma no momento da organização.
Desdobramentos
Realize a proposta com um grupo de crianças maiores, ampliando o campo de experiências dos bebês. Utilize também alguns brinquedos favoritos dos bebês, para que explorem-nos juntamente com os elementos.
Engajando as famílias
Faça um caderno com os registros das propostas realizadas dentro da sequência de atividades com os elementos naturais, pontuado a riqueza de vivências com esses elementos, incluindo os que foram trazidos pelas famílias. Envie esse caderno para que os responsáveis façam uma atividade num espaço com elementos naturais junto ao bebê e registrem a experiência ali. Assim, cria-se um acervo de memórias que passarão de família para família, possibilitando a troca de vivências e ampliando as formas de todos brincarem. Compartilhe o rico material com todos da comunidade escolar em uma reunião ou em outro momento no qual vocês costumam se encontrar.
Descobrir e relacionar novas coleções na natureza
Apresente a proposta
Mande uma mensagem para as famílias pela plataforma de comunicação que sua rede está usando, ou via Whatsapp, convidando para coletarem elementos naturais que estejam disponíveis em casa, de forma leve e prazerosa. Deixe claro que não é recomendado sair e fazer essa coleta fora. Envie boas sugestões de como encontrá-los em casa (para mais ideias, clique aqui).
Antecipe que, posteriormente, você irá pedir para levarem os materiais coletados à escola, para que, assim, possam ampliar as experiências ao compartilhar com todo o grupo. Finalize, convidando: “que tal explorar e descobrir mais sobre os elementos naturais que vocês têm aí em casa, compondo com o bebê uma caixa ou sacolinha com as preferências dele?”
Adaptações necessárias
Considerando o contexto familiar, ofereça diversas opções de materiais. Sugira que, se possível, uma pessoa fique responsável por registrar a atividade, enquanto outros interagem na brincadeira pois, para a segurança do bebê, ele deve ser acompanhado durante toda a proposta.
Sugira às famílias
Oriente-os a envolverem o bebê durante toda proposta, que visa descobrir em casa elementos naturais que possam explorar e, depois, adicioná-los a uma coleção da turma de objetos de natureza maior.
A atividade poderá ser realizada em espaço interno ou externo, dependendo das condições locais. Sugira que instiguem o bebê a explorar tudo que estiver disponível, de forma que consiga alcançar com esforços possíveis. Por exemplo: um bebê que não engatinha poderá ser posicionado próximo a um vaso, na medida que, esticando o corpo, possa alcançá-lo e vibrar com a conquista.
É importante que o familiar interaja e brinque com o bebê, validando as iniciativas dele. Nesse sentido, oriente que nomeiem os objetos, as ações e reações, pois, assim, as crianças manifestarão as preferências ao compor a caixa ou saquinho com os elementos.
Outra opção divertida é, durante o processo de escolha, o bebê encher e esvaziar algo, um movimento exploratório típico nessa idade.
Para compartilhar com o grupo
Peça para enviarem os registros da atividade e socialize-os com as demais famílias pela plataforma que sua rede tem utilizado ou pelo WhatsApp. Desta forma, outras famílias também se sentirão estimuladas a realizarem. Você poderá fazer slides em uma Apresentação Google, por exemplo.
Selecione esse material para compor uma exposição na escola e recepcionar os bebês quando o distanciamento social terminar. Marque uma data e convide-os para que levem os elementos para brincar na escola. Desta forma, este material poderá despertar memórias afetivas e funcionando como apoio, o que tende a facilitar o processo de convívio escolar no retorno às aulas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Zanatta
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o nós e o outro
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET01)Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET05)Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenc?as e semelhanc?as entre eles.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interac?o?es das quais participa.
Abordagem didática: A natureza apresenta inúmeras características em seus elementos (cores, formas, pesos, texturas e composições) que despertam a curiosidade dos bebês. Sendo assim, colecionar materiais como pedras, folhas e galhos é uma possibilidade de realizar com eles propostas de seriar, associar e diferenciar as características presentes na natureza. É por meio da coleção e da organização de um espaço com tais elementos que os bebês constroem uma sensibilidade feita de olhares, gestos e respeito em relação ao nosso ecossistema.