Plano de Aula

Plano de aula: Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Será necessário que vivências em locais como ateliê de artes, tanque de areia ou quaisquer outras que necessitem de higienização posterior façam parte da rotina. A provocação que essas atividades geram serão impulsores para que as crianças tenham interesse na resolução da temática em questão. É imprescindível que esta atividade seja feita em pequenos grupos. Portanto, será necessário o apoio de outro adulto para que parte da turma continue na proposta antecedente (ateliê, tanque de areia etc.) e depois reveze, para que todos façam a atividade. Deixe os materiais já a disposição no espaço.

Materiais:

Esponjas e sabonetes que geralmente são disponibilizados pela própria escola. Estes materiais serão manipulados em pequenos grupos para que possam partilhar. Caso necessite substituir as esponjas, utilize pedaços de pano.

Espaços:

Local em que, habitualmente, as crianças façam a higienização das mãos, seja no banheiro ou lavatório externo.

Tempo sugerido:

Entre 20 e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como crianças interagem entre elas e compartilham atitudes de cuidados umas com as outras?

2. Quais atitudes de solidariedade demonstram ter na interação com colegas? Como se comunicam durante a atividade?

3. Com quais ações demonstram maior autonomia? Em quais ações necessitam de ajuda do colega ou do adulto?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. No caso de crianças que ainda apresentam dificuldade para higienização ou ainda não fazem uso da linguagem oral, ajude-as quando necessário. Tenha um olhar atento a todos os gestos e expressões que possam demonstrar compreensões e desafios que elas enfrentam.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Enquanto o grande grupo permanece na atividade que antecede, é importante contextualizar as crianças sobre o início do momento de higienização das mãos. Para isso, selecione um pequeno grupoque tenha finalizado a proposta paralela. Dê preferência para que elas se organizem e escolham seus parceiros e leve-os para o local em que já costumam lavar as mãos, seja no banheiro ou lavatório externo.


2

Com todos no local, peça para que se organizem em duplas ou trios, para que partilhem o sabão e esponjas que devem estar dispostos anteriormente. Permita que tenham a iniciativa para se lavarem e então faça junto às crianças sua própria higienização, lavando mãos e braços. Gradativamente, aproveite este momento para integrar-se a alguma dupla/trio que permita a cooperação. Essa será uma ótima oportunidade para desenvolver a afetividade e cuidado com as crianças. É essencial demonstrar expressivamente seus sentidos, como: usar muita água causará frio/arrepio, esfregar com o sabão pode causar cócegas etc. É importante que as crianças interpretem esses gestos e possam não só externalizar o que sentem, como também observar e ouvir o outro, respeitando seus limites, preferências e compartilhando os itens dispostos.

Possíveis falas do professor neste momento: quem aqui sabe lavar as mãozinhas sozinhos? E ajudar o amigo, quem consegue? Aqui estão os materiais que vamos precisar!.


3

Conforme as crianças desenvolvem a atividade de higienização, circule pelas duplas/trios observando e participando quando lhe permitem. Desenvolva a atividade junto a elas, chamando a atenção para os demais e procurando não orientar a ação da criança com comandos orais. Este momento de troca e interação fortalecerá os vínculos de confiança com as crianças. Esteja atento e utilize apontamentos que surgirão delas para salientar a importância do cuidado com o próximo e do respeito ao ritmo e ao jeito de cada uma higienizar-se. Neste momento faça registros fotográficos que revelam as ações das crianças e dialogue com elas. No caso de crianças que tenham resistência a participar, incentive-as a circularem junto a você, ajudando os demais.

Possíveis ações da criança neste momento: as crianças tendem a auto limpar-se e utilizar os materiais fornecidos apenas para si. Lembre-as sobre a solidariedade e atividade em grupo, da necessária divisão na utilização de sabonetes, pias e esponjas. Peça para que estejam atentos aos sinais que o colega demonstrará e lembre-as das expressões. Incentivar que eles superem um desafio costuma estimulá-los. Possíveis falas do professor neste momento: olhem só essa sujeirinha no braço desse amigo. Quem aqui consegue ajudá-lo a limpar? Eu não consegui!


4

A medida que um pequeno grupo de crianças encerra o processo, utilize as fotos que acabou de tirar. Mostre as imagens a elas, como um apoio à memória e à conversa, enquanto aguardam as outras crianças terminarem para que todo o grupo possa retornar junto a atividade anterior.


Para finalizar:

Antecipe as crianças sobre o encerramento e reúna o grande grupo. Peça ajuda das crianças para organizar o material utilizado. Após a organização do ambiente, em grande roda, dialogue sobre a atividade: pergunte como foi, o que sentiram e se gostaram desta experiência. Procure incentivar que cada um mostre como fez para se limpar e como cada um tem procedimentos diferentes de uso da água e do sabão. Considere sempre as ações das crianças, em especial as que ainda não se comunicam efetivamente pela linguagem oral.

Possíveis falas do professor neste momento: como foi compartilhar os materiais? Quem aqui ficou limpinho? Vocês gostaram de receber ajuda? Gostaram de ajudar?. Possíveis ações da criança neste momento: para as crianças que se recusarem a reunir-se com a grande roda, peça a elas ajuda para que organizem os materiais que foram utilizados. Estar por perto e ouvir a atividade já será importante.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI02EO04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados