Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras com sons do ambiente

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sons do ambiente

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de cinco planos. São eles:

Passeio em busca de sons do ambiente

Brincadeiras com sons do ambiente

Sons em brincadeiras com água

Criação de instrumentos musicais e objetos sonoros

Brincadeiras musicais

Para realizar esta atividade é importante ter realizado a proposta Passeio em busca de sons do ambiente.

Materiais:

Materiais de largo alcance de diferentes tipos, formatos e tamanhos e que, se possível, possam ser encontrados na escola: garrafinhas, apitos, cornetas, tampas de panela, canos de PVC, tubos e caixas de papelão, folhas secas, galhos, pedras, sementes, embalagens de lata, plástico e papelão. Considere a utilização dos elementos da natureza coletados na atividade anterior (Passeio em busca de sons do ambiente). Tecidos não transparentes e fáceis de manusear, como algodão, poliester, tricoline ou TNT. Bancos, mesas ou toalhas para compor os cantos. Cestos de vime, palha ou jornal e caixas de papelão para armazenar os materiais nos cantos. Tocador de som. Materiais para registros fotográficos e em vídeo (câmera fotográfica ou celular) e escritos (papel/ caderno e caneta).

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada em um ambiente interno (sala) ou externo (quintal, quadra). Organize o espaço em estações, de modo que os materiais fiquem distribuídos em cantinhos. Cada estação deve conter objetos em quantidade maior do que o número de crianças, podendo haver alguns repetidos nos diferentes cantos, de modo a garantir uma boa exploração. Esses materiais devem ficar dispostos em cima de banquinhos, mesinhas ou de toalhas estendidas no chão e podem ser armazenados em caixas ou cestos cobertos com tecido ou outro material (TNT, por exemplo), para que sejam revelados em um segundo momento. Inicialmente, todo o grupo é organizado em roda. Depois, as crianças ficam livres para explorar os materiais e brincar em pequenos grupos ou individualmente. Ao final, todas voltam para a roda.

Tempo sugerido:

Cerca de 60 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças expressam suas vivências e relatam a experiência do passeio?

2. As crianças criam sons com os materiais e os objetos disponíveis? Quais preferências demonstram neste momento?

3. Quais critérios as crianças usam para a escolha dos materiais utilizados para a criação dos sons? Elas classificam objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)? Como é possível perceber isso?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Auxilie-as a se comunicarem, fazendo uso de diferentes apoios comunicativos (gestos, língua de sinais, comunicação alternativa etc). Ajude todas no envolvimento da atividade e na exploração do ambiente.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo para se sentar em roda com você e peça ajuda das crianças para recordar a brincadeira que vocês fizeram em busca dos sons no passeio realizado no plano Passeio em busca de sons do ambiente. Incentive-as para que comuniquem quando foi o passeio, para onde foram, o que fizeram lá e o que descobriram. Caso ninguém comente sobre as gravações que foram feitas dos sons, pergunte se elas se lembram que alguns sons foram gravados durante o passeio.


2

Conte para as crianças que agora todas irão ouvir os sons gravados no dia do passeio e que, inicialmente, elas terão que tentar reconhecê-los e nomeá-los. Fique atento às diversas formas de expressão das crianças neste momento, considerando gestos e falas. Depois, coloque a gravação novamente e oriente-as para que, durante essa escuta, fiquem à vontade para brincar, dançar ou reproduzir os sons livremente. Observe se elas utilizam o próprio corpo para reproduzir os sons.

Possíveis ações do professor neste momento: Durante a escuta dos sons, incentive as crianças a reproduzir os sons utilizando o próprio corpo. Bata com a palma das mãos nas pernas, faça sons com a boca, estale os dedos, batuque na barriga etc. Encoraje-as a participar e convide-as para tentar reproduzir os sons junto com você.


3

Após reproduzirem os sons, convide as crianças para observar que em cada canto do espaço há algo escondido embaixo de tecidos e diga que você precisará da ajuda delas para retirá-los e descobrir o que há em cada um deles. Observe as iniciativas das crianças, respeitando aquelas que, por qualquer motivo, não demonstram muito interesse em participar. Nesses casos, convide-as para observar, junto com você, o movimento dos colegas.

Possíveis falas do professor e das crianças neste momento: Vocês perceberam algo de diferente nesta sala? As crianças podemresponder que há algo escondido embaixo dos panos/tecidos e o professor pede ajuda delas para descobrir o que é: Que tal a gente descobrir o que é?


4

Conte às crianças que para que todas possam brincar e explorar melhor o espaço é interessante que elas se organizem em pequenos grupos. A formação desses grupos pode ocorrer a partir de critérios escolhidos pelas próprias crianças. Cada time poderá escolher um canto para descobrir o que há embaixo dos tecidos. Deixe que as crianças explorem livremente as estações e que descubram o que há nelas. Observe-as e registre as iniciativas delas, ficando atento às ações que realizam com os materiais disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for convidado para brincar junto ou caso haja algum conflito entre os pequenos.

Possíveis ações do professor neste momento: Como são bem pequenas, é possível que algumas crianças circulem e encontrarem seus caminhos de exploração. Outras podem apenas observar, sem necessariamente iniciar a exploração. Respeite o tempo de cada uma.

Possíveis ações das crianças neste momento: Tocar os apitos, bater um graveto na tampa de panela, assoprar o gargalo da garrafa pet pra ver se faz barulho etc.


5

Conforme as crianças vão explorando as estações, observe se elas demonstram curiosidade em manipular os diferentes objetos, se os utilizam para produzir sons, se ajudam-se mutuamente nos momentos de escolha e se constroem brincadeiras individuais ou coletivas com eles. Registre as ações das crianças por meio de vídeos e fotografias, mas também aproxime-se para brincar junto com elas, entrando na brincadeira e incentivando a imaginação por meio do uso lúdico e de elementos que mais lhes chamar a atenção.

Possíveis ações do professor neste momento: Aproxime-se das crianças e de alguns objetos e brinque com eles. Tente reproduzir algum som ou faça brincadeiras. Utilize em sua intervenção elementos menos escolhidos ou explorados pelas crianças, buscando chamar a atenção delas para esses materiais. Incentive ainda as crianças que, por qualquer motivo, não participam da brincadeira.

6

Incentive as crianças a circular pelo espaço, para que conheçam os diferentes materiais de cada estação e descubram como podem usá-los para produzir sons. Observe se elas se deslocam pelo ambiente com interesse e espontaneidade, explorando e tentando reproduzir os diferentes sons. Oriente os pequenos grupos a trocar de estação com os colegas ou a convidar os colegas de outra estação para brincar junto. Registre as iniciativas e descobertas das crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês repararam que há outros objetos ali no outro canto? Que tal descobrirem o que é? Olha que legal o som que aquele objeto faz! Você percebeu que ao batucá-lo ele faz um som diferente? Com o que esse som se parece? Você gostaria de brincar com aquele objeto também?

<fim-prof>


Para finalizar:

Avise a todos que em cinco minutos irão terminar o que estão fazendo e que você precisará da ajuda deles para guardar os materiais e arrumar o espaço. Passados os cinco minutos, diga que chegou a hora de guardar. Anuncie que, após guardarem tudo, todos se sentarão em roda para que, quem desejar, possa compartilhar suas descobertas e opiniões sobre a brincadeira com os objetos. Depois, reúna todo o grupo em roda e pergunte como foi a experiência: se os pequenos gostaram da brincadeira com os elementos, do que mais gostaram, que tipo de som produziram utilizando o corpo e os materiais disponíveis etc. Incentive todas as crianças a participar do momento.

Conteúdos relacionados