Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de diferentes culturas

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza 

Brincadeiras de outras culturas 

Brincadeiras de outras épocas 

Construido o próprio brinquedo 

Brincando com os colegas 

Materiais:

Pedaços ou tocos de madeira, folhas, galhos, sementes, cascas, raízes e pedras de diferentes tipos, formatos e tamanhos, dispostos aleatoriamente pelo ambiente.

Espaços:

Esta atividade deve ser realizada em área externa, que pode ser um quintal, jardim, ou quadra. Faça uma observação prévia do ambiente, para certificar-se de que há diversidade de elementos naturais (pedras, pedaços de madeira, terra, sementes, folhas). Procure garantir variedade de tipos, formatos e tamanhos dos elementos. Se não houver estes materiais disponíveis no ambiente, ou houver em pouca quantidade e variedade, você pode preparar o espaço com os materiais listados. Planeje que todo o grupo se dirija até o espaço. Em seguida, as crianças devem ser divididas em pequenos grupos, podendo ou não trabalhar individualmente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente45 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças demonstram curiosidade em explorar os diferentes elementos disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo durante a exploração?

2. Quais brincadeiras as crianças realizam com os elementos disponíveis? Elas observam umas às outras? Elas Imitam os colegas?

3. De que forma as crianças demonstram interesse em partilhar os elementos e interagir umas com as outras?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra não se interessar pela atividade ou quem não explora o ambiente independentemente do motivo (apreensão, medo de se sujar etc).

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Leve as crianças a área externa. Conte que elas poderão brincar com os elementos da natureza presentes em todo o espaço e que, para que brinquem por todos os cantos, você as dividirá em pequenos grupos. Deixe que explorem livremente o ambiente. Após chegarem ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Observe todas e registre suas iniciativas. Fique atento às ações que realizam com os elementos disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for solicitado/convidado ou em caso de existir algum conflito ou disputa entre os pequenos.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Eu trouxe vocês aqui para que brinquem à vontade neste espaço. Podem tocar, sentir…não tenham medo de se sujar! Quem quiser, pode tirar o calçado para brincar.


2

Conforme as crianças forem explorando o ambiente e os elementos da natureza, observe as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Repare se elas fazem relação entre eles ou se fazem uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.
Possíveis ações do professor neste momento: Após um tempo observando, aproxime-se de alguns elementos e faça brincadeiras com eles. Você pode pegar uma folha e fazer de conta que é um avião ou um barco. Um graveto pode virar uma espada ou varinha mágica e assim por diante. Utilize, em sua brincadeira, elementos menos escolhidos ou explorados pelas crianças.

3

Conforme as crianças forem explorando o ambiente, observe se elas partilham os elementos, interagem umas com as outras e se ajudam mutuamente durante os momentos de exploração e brincadeira.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, avise as crianças que em 5 minutos você precisará da ajuda delas para deixar o ambiente organizado. Anuncie a próxima atividade do dia, retomando a rotina, antecipando os próximos acontecimentos e ajudando a se organizarem. Repita essas informações novamente depois de três minutos. Passado esse tempo, explique que chegou o momento de todos juntos organizarem o ambiente, para que os materiais utilizados não fiquem jogados em qualquer lugar.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI02EO04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados