Transcrição - Vídeo Input
Plano de Aula
Plano de aula: Quiz
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Interaction
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 4 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de entrevistas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de folhas de papel A4.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a tratar do tema quiz, mostre o printscreen aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- What information is being provided in the image? (espera-se que, ao verem a palavra quiz e um trecho de um artigo da Wikipedia, os alunos respondam que a imagem nos fornece uma definição para quiz. / The image provides a definition for quiz.)
- Where was this definition taken? (espera-se que a turma responda que a definição apresentada pela busca do Google foi retirada da Wikipedia. / This definition was taken from Wikipedia.)
- Do you know the genre quiz? If so, do you agree with the definition provided by Wikipedia? Explain your answer. (Espera-se que os alunos respondam que o conhecem, pois o gênero quiz é bastante presente em sites famosos como o BuzzFeed. Quanto à definição, a turma provavelmente irá concordar com a Wikipedia e, como forma de explicar seu posicionamento, citará características do gênero: jogo de perguntas e respostas, competição para saber quem acerta mais etc. / Yes, I know the genre quiz. I agree with the definition provided because it highlights characteristics such as question & answer, game, competition, ability measure etc)
- In your opinion, is it difficult to elaborate questions for a quiz? Why? (Pessoal)
- Would you like to engage in a quiz with your classmates? (Pessoal)
Fonte da imagem: https://www.google.com.br/search?q=quiz+what+is+it&oq=quiz+what+is+it&aqs=chrome..69i57j0l5.7886j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão participar de um quiz do melhor amigo com os colegas de turma (Today you are going to participate in a BFF quiz challenge with your classmates).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Prepará-los para o quiz proposto no Output.
Expectativa: Que os alunos falem sobre as respostas dos atores Benji and Cree no Nick Stars BFF Challenge.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=iNCJdR0x9ck (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s printscreen and answer: Who are the participants of this BFF Challenge? (Espera-se que, ao ver os dois nomes próprios na imagem, a turma diga que os participantes são Benji e Cree. / The participants are Benji and Cree).
- Do you know the meaning of the acronym BFF? If so, explain what it is. (Espera-se que a maioria dos alunos saiba o que é BFF, pois é uma sigla bastante utilizada na Internet. Caso a turma não saiba, explique que BFF significa best friends forever e trabalhe o significado de cada palavra. / Yes, I do. It means best friend forever).
- What about the word “challenge”? Are you able to explain its meaning too? (Caso os alunos não saibam, explique que challenge significa desafio. Essa informação os ajudará a entender o desafio proposto no vídeo: tentar adivinhar as respostas do amigo. / It means competition).
Depois, incentive-os a fazer previsões (Respostas pessoais.):
- Based on the meaning of the words BFF and challenge, what do you expect to watch in this video?
Em seguida, entregue este material impresso (gabarito aqui) para cada aluno e explique que eles deverão responder as perguntas enquanto assistem ao BFF Challenge (You are supposed to answer the questions in this material while watching the video). Tire quaisquer dúvidas e, então, apresente o vídeo.
Logo após, comente sobre as respostas dadas na folha impressa para checar a compreensão das falas dos atores e pergunte:
- There is a wh- word in every question made to Benji and Cree. What are they? (Resposta: São what e who. / They are what and who).
- Which wh- word do we use when our objective is to obtain the name of a person as an answer? And which one do we use when the answer we aim to obtain is a thing in general? (Resposta: Utilizamos who quando a resposta que queremos obter é uma pessoa e what quando a resposta se refere a alguma coisa em geral. / We use “who” when we want to obtain the name of a person as an answer and “what” when the answer is related to a thing in general).
- Could you explain the presence of these wh-words when we ask questions? (Resposta: Caso eles não saibam, explique que as wh- words são utilizadas em perguntas que não podem ser respondidas simplesmente com ‘sim’ ou ‘não’. Essas palavras, portanto, indicam a necessidade de uma resposta mais elaborada. / The wh- words are used in questions that cannot be answered with ‘yes’ or ‘no’. Thus, these words indicate the necessity of giving a more elaborated answer).
- Except for question number four, all questions made in the video follow the same structure. Could you describe this structure to your classmates? (Caso os alunos não saibam, explique que todas as perguntas seguem a seguinte estrutura: Wh- word + verb to be. Depois, mostre para a turma a presença dessa estrutura em uma das perguntas utilizadas. / The questions follow this structure: Wh- word + verb to be. In ‘What’s Benji’s middle name?’, for example, we’ve got what + is + the information we want to get).
Depois de tratar da estrutura das perguntas, volte a abordar a temática do vídeo:
- Were your expectations for the video fulfilled? Why (not)? (Resposta pessoal).
- What Benji and Cree do during the video? (Resposta: Eles respondem perguntas sobre si mesmos e sobre o (a) BFF. / They answer questions about themselves and their BFF.).
- Are the questions about their professional or personal life? (Resposta: As perguntas são sobre vida pessoal. / The questions are about their personal life).
- Considering that they are playing a question & answer game, is it safe to say they are taking a quiz? (Neste momento, relacionamos o vídeo com o gênero quiz trabalhado durante o context. Resposta: Sim, podemos dizer que se trata de um quiz. / Yes, it’s safe to say they are taking a quiz).
- What were Benji and Cree challenged to do? Tip: The challenge is related to their answers. (Resposta: Benji e Cree foram desafiados a adivinharem a resposta um do outro. / Benji and Cree were challenged to guess each other’s answers).
- What about you? Do you think you would be able to guess your BFF’s answers in a game quiz? (Resposta pessoal).
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com um artigo escrito sobre quizzes. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o texto por completo, mostre título e subtítulo e peça para que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 30 minutos.
Propósito: Explicar aos alunos como a atividade BFF Challenge deve ser realizada.
Expectativa: Que os alunos entendam a dinâmica da atividade proposta.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão participar de um quiz do melhor amigo com os colegas (Now you are going to participate in a BFF Quiz Challenge with your classmates). Em seguida, apresente as instruções para a atividade (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.
Após a leitura das instruções, diga que você dará mais detalhes sobre como se preparar para o desafio do melhor amigo (Now it’s time to discover more details about how to get ready to the BFF Quiz Challenge.). Explique tais detalhes no próximo slide.
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.
Output
Propósito: Que os alunos se preparem para o desafio do melhor amigo.
Expectativa: Que os alunos consigam elaborar perguntas pessoais em inglês e interagir na língua alvo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 12 minutos. Primeiro, peça que eles se dividam em trios e escolham a função que cada um irá desempenhar (interviewer ou students taking the challenge). Quando terminarem a organização dos grupos, diga que os interviewers devem se posicionar no lado esquerdo da sala e os students taking the challenge, no direito. Em seguida, explique o que cada um fará nesse momento utilizando as instruções do slide (I’m going to explain what each one of you is supposed to do during this preparation time. Pay attention!), tire possíveis dúvidas e, então, conceda os 10 minutos de preparação.
Observação: Transite pela sala durante a atividade para responder perguntas relacionadas ao momento de preparação e para checar se os alunos estão interagindo e escrevendo em inglês.
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.
Output
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real enquanto realizam o desafio do melhor amigo e respondem ao quiz.
Expectativa: Que os alunos consigam compartilhar na língua alvo detalhes pessoais durante a realização do desafio do melhor amigo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 15 minutos. Neste momento da aula, cada trio irá realizar seu quiz. Explique a dinâmica das apresentações através das instruções no slide (Pay attention to these instructions I’m going to read!) e, então, entregue uma folha de papel A4 e uma caneta pilot para os alunos desafiados. Posicione também duas cadeiras, uma frente a outra, em algum local da sala. Em seguida, escolha um grupo para dar início à atividade.
É importante que, durante as apresentações, você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente nas produções orais dos alunos. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.
Após o término da atividade, pergunte à turma (Respostas pessoais):
- Interviewers, was it difficult to elaborate questions to your friends? Why?
- Friends, How did you feel while answering the questions? Was it hard to guess your partner’s answers?
- Did the BFF Quiz Challenge make you feel closer to your classmates? If so, in which way?
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_01UND06
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2317/quiz
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Envie o formulário para os alunos alguns dias antes do encontro síncrono, explicando via áudio ou tutorial em vídeo como eles devem realizar a atividade. Determine um prazo para devolução dos formulários.
Input
Inicie o encontro síncrono retomando o vídeo enviado no Context. Apresente o slide do Input, explorando conforme indicado no plano original. Em seguida, conduza a correção da atividade realizada em momento assíncrono (formulário) seguindo as orientações do plano original a partir de “Logo após, comente sobre as respostas dadas…”.
Output
Proponha ao grupo a criação de um vídeo semelhante ao assistido, que deve ser produzido em momento assíncrono. Os alunos podem realizar a atividade em trio ou em duplas. Cada um grava sua participação e depois fazem a edição do vídeo, que deve ter, no máximo, 5 minutos. Ainda no encontro síncrono, oriente os alunos na elaboração de 10 questões, das quais eles devem escolher 5 para usar no seu vídeo. Determine o prazo de entrega das produções. Elas podem ser compartilhadas no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Incentive os alunos a realizar o BFF Challenge com seus familiares. Caso a família não fale inglês, eles podem realizar a atividade no idioma materno e relatar em inglês como foi o momento em família.
Contents
- INPUT: BFF challenge video.
- OUTPUT: BFF challenge activity.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Mariana Bartolo
Mentora: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes