
Recomposição de Aprendizagem
Nossas reportagens, cursos e planos de aula abordam como identificar defasagens, recompor, priorizar e desenvolver habilidades e competências afetadas pelo período pandêmico

Buscando materiais para o planejamento de 2023?
Selecionamos e organizamos fichas de Língua Portuguesa e Matemática, que podem te apoiar no trabalho em todo o Ensino Fundamental.
O que é recomposição de aprendizagens?
Entenda quais são as ações e atividades que fazem parte dessa estratégia.
Alfabetização
Propostas contemplando diagnóstico, hipóteses de escrita, ortografia, leitura e muito mais!

Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa
Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC.
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Avaliação diagnóstica: pontos de atenção para fazê-la na alfabetização
A sondagem deve acontecer não apenas na volta às aulas, mas durante todo o ano letivo. Saiba como organizar esses momentos
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Alfabetização nos Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Especialistas e educadores ajudam a entender por que essa situação ocorre e os caminhos para lidar com essa complexa tarefa
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Alfabetização no 2º e 3º ano do Fundamental: estratégias para o cenário atual
Educadoras sinalizam possibilidades de trabalho para impulsionar as aprendizagens dos alunos, que retornaram após quase dois anos de ensino remoto emergencial
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Aprender brincando: conheça estratégias para utilizar jogos na alfabetização
Atividades, que precisam ser planejadas com intencionalidade pedagógica, motivam os alunos, despertam reflexões e promovem habilidades importantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita
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Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura.
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Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira os quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Ler colunaAvaliação
Sugestões para um processo avaliativo que dê conta da heterogeneidade e da especificidade de cada turma e etapa.

Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças
Neste curso, você, educador, conhecerá o que se espera que as crianças aprendam na Educação Infantil e o que legitima a avaliação nessa etapa.
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Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe.
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Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos
Neste curso, você irá conhecer referências e exemplos realizados em sala de aula com estratégias e instrumentos de avaliação que vão auxiliá-lo a ir muito além das provas.
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Avaliação de aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
Neste curso, você, professor, conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que o auxiliarão a avaliar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas.
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Educação Infantil: como organizar portfólios
Confira sugestões para documentar e guardar as aprendizagens e as memórias afetivas da turma, refletir sobre a prática e se comunicar com as famílias
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Recomposição de aprendizagens: como fazer o planejamento e o acompanhamento em Matemática
Trabalho com o componente curricular, cujas defasagens avançaram durante o ensino remoto, deve ser apoiado em avaliações diagnósticas e processuais e dialogar com situações-problema do cotidiano
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Avaliação formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem
Processo avaliativo constante e com instrumentos diversificados permite mapear o conhecimento dos estudantes para orientar o planejamento docente e fazer intervenções pedagógicas mais assertivas
Ver reportagemPlanejamento
Confira nossas sugestões para planejar e (re)planejar ações e práticas do dia a dia escolar.

Planejamento na Educação Infantil: a criança no centro do processo
O que aconteceu com bebês e crianças em fase de desenvolvimento que ficaram longe da escola passados dois anos de pandemia? O contexto foi desafiador tanto para as famílias quanto para professores.
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Apoiando a equipe no replanejamento contínuo
Realizar o planejamento das atividades pedagógicas é sempre desafiador. Como o coordenador pedagógico pode apoiar o professor nesse trabalho?
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Educação Infantil: como um bom planejamento pode garantir os direitos de aprendizagem das crianças?
Especialistas dão dicas para criar contextos, experiências e interações em que os pequenos estejam no centro da proposta pedagógica
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Diagnóstico e planejamento para o segundo semestre de aulas
Após um período desafiador, é hora de identificar as lacunas e encontrar caminhos para vencer a defasagem de aprendizagem
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Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC
Como campos de experiências e direitos de aprendizagem devem participar da hora do planejamento? Como superar os modelos de "aulinhas" para a Educação Infantil?
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Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – (Re)planejar para avançar
Neste curso vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade esperadas nas salas de aula.
Ver cursosEstá atrás de planos de aula para a recomposição?
Então acesse uma seleção exclusiva da Nova Escola – e coloque em prática agora mesmo!
Ver planos recomendadosConteúdos por etapa de ensino
Confira reportagens especiais e cursos com foco em cada um desses ciclos.

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Ensino Médio
Abrir etapaPerguntas frequentes
Tire suas dúvidas sobre esse projeto
Trata-se de um programa da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Chamex. Por meio de reportagens, cursos e planos de aula, esse projeto tem o objetivo de refletir sobre as expectativas de aprendizagem, e também sobre a defasagem causada durante a pandemia, diferenciando-as das dificuldades e da heterogeneidade que sempre existiram em toda sala de aula. A partir disso, as aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são usadas como eixos estruturantes dessas reflexões, e os conteúdos compartilham experiências de escolas públicas, estudos de caso e situações práticas para apoiar o professor na recomposição da aprendizagem dos seus estudantes.
Sim. No caso dos cursos que fazem parte desse projeto, ao finalizar os estudos, é possível gerar um certificado de conclusão – emitido na própria plataforma de cursos da Nova Escola.