Mobilidade urbana: como usar a temática para impulsionar aprendizagens

Baixe material com cinco sequências didáticas interdisciplinares que associam a temática à recomposição de aprendizagens

Acessibilidade e inclusão: por que é importante discutir o tema na escola?

Estudantes com deficiência enfrentam não apenas desafios de mobilidade urbana para chegarem até as escolas, mas também falta de acessibilidade nas unidades

Confira os cursos do projeto Cidadania em Movimento

Continue seus estudos com Nova Escola e Fundação Grupo Volkswagen

Meios de Transporte e desenvolvimento histórico

Mergulhe na evolução da mobilidade

Ver curso

Sustentabilidade no transporte

Leve a perspectiva do meio ambiente

Ver curso

Soluções inovadoras para um problema urbano

Como desenvolver um projeto temático

Ver curso

Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar

Conheça caminhos práticos para abordar questões como sustentabilidade, inclusão social e insegurança.

Ver curso

Educação para o Trânsito: sugestões para abordar o tema em sala de aula

Tema transversal, previsto na BNCC, permite desenvolver habilidades de todos os componentes, estimula o protagonismo juvenil e contribui para a recomposição das aprendizagens.

Como a equidade pode entrar nas discussões sobre mobilidade urbana

Nas aulas de História e Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental, questões como territorialidade, desigualdade e pertencimento à cidade podem ser trabalhadas com os estudantes

Mobilidade urbana: como construir um projeto interdisciplinar?

A proposta, que pode contribuir para a recomposição de aprendizagens, precisa levar em consideração o contexto dos alunos e da escola, proporcionando protagonismo estudantil

Conheça caminhos para trabalhar a mobilidade com os alunos

Preparamos cinco conteúdos sobre mobilidade para os professores de Anos Finais de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas sobre esse projeto