Professores do Time de Autores chegam à Itapeva, Minas Gerais, para a formação presencial do projeto Planos de Aula NOVA ESCOLA, chamada de Virada de Autores
(Crédito: Mariana Pekin)
Início da formação com o Time completo. Nos dias da Virada de Autores, professores discutiram sobre Matemática, Didática e Base Nacional Comum Curricular
(Crédito: Mariana Pekin)
Katia Smole, diretora do Mathema e parceira pedagógica do projeto planos de aula, dá formação sobre esforço produtivo, uma metodologia que visa levar o aluno a buscar diferentes estratégias para solucionar um problema
(Crédito: Mariana Pekin)
Duas mentoras trabalham juntas nas pastas do Google Drive, onde os planos de aula são criados
(Crédito: Mariana Pekin)
Time de Ciências recebe devolutiva de especialista
(Crédito: Mariana Pekin)
Mentora de Inglês trabalha em parceria com professora-autora
(Crédito: Mariana Pekin)
Times de Ciências e Inglês se energizam para começar o dia de trabalho
(Crédito: Mariana Pekin)
Times de Língua Portuguesa e Educação Infantil discutem sobre trabalho colaborativo
(Crédito: Mariana Pekin)
Maria José Nóbrega, assessora pedagógica de Língua Portuguesa, conversa com o Time sobre os planos de aula do componente
(Crédito: Mariana Pekin)
Todo o Time de Autores de Matemética reunido
(Crédito: Mariana Pekin)
Times de Autores de Ciências e Inglês
(Crédito: Mariana Pekin)
Times de Autores de Língua Portuguesa e Educação Infantil
(Crédito: Mariana Pekin)

A Associação Nova Escola, que publica NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, se uniu à Fundação Lemann e ao Google.org, braço filantrópico do Google, para criar milhares de planos do Ensino Fundamental e de planos de atividade da Educação Infantil totalmente gratuitos e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na Educação Infantil, também contamos com o apoio técnico do Instituto Alana, que, junto com NOVA ESCOLA, está pensando com cuidado nos conteúdos para os professores dos bebês e dos pequenos.

A missão do projeto é colocar professoras e professores brasileiros, de escolas públicas e privadas, no lugar de autores de materiais sobre os processos de ensino e aprendizagem. Afinal, o melhor conteúdo para sala de aula é aquele feito de professor para professor. Os planos de aula possuem, também, um caráter formativo, ampliando as referências dos professores a respeito da BNCC, de metodologias de ensino e gestão da sala de aula.

Inscreva-se História Geografia

Em novembro de 2017, o primeiro Time de Autores NOVA ESCOLA se reuniu na cidade de Itapeva, Minas Gerais, para participar de uma formação e discutir sobre Matemática, Didática e BNCC. Juntos, 200 professores, com as mais variadas experiências, viveram momentos de muito aprendizado, desenvolvimento profissional e colaboração.

Em março de 2018, parte dessa turma voltou a se reunir para comemorar o resultado do trabalho. Os quatro meses de produção resultaram em 1.500 planos de aula originais e de qualidade, publicados no site de NOVA ESCOLA. Assista ao evento de lançamento abaixo:

Em abril de 2018, fizemos uma nova formação com cerca de 100 professores de Ciências e Inglês. Em julho, voltamos a nos reunir com mais 200 docentes de Língua Portuguesa e Educação Infantil. Somados, esses novos Times de Autores produzirão mais 3.000 planos de aula de qualidade e gratuitos para todos os professores do Brasil.

As imagens que você vê no topo da página são os registros desses três encontros.

Ficou interessado em participar do projeto? Deixe seu contato aqui. Vamos avisá-lo quando abrir as inscrições para as outras disciplinas (Arte e Educação Física).

Inscreva-se História Geografia