Perguntas frequentes - Processo Seletivo para o Time de Autores NOVA ESCOLA 2018

O processo seletivo

O que é o processo seletivo Time de Autores NOVA ESCOLA?
A NOVA ESCOLA está construindo uma nova plataforma de planos de aula em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Até 2019, serão disponibilizados gratuitamente milhares de planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular, de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Para construir esse banco de conteúdos, NOVA ESCOLA selecionará professores interessados em elaborar o material. A primeira seleção, realizada em 2017, foi exclusiva para professores de Matemática. A segunda, realizada entre 8 de janeiro a 18 de fevereiro de 2018, foi destinada a professores de Ciências e Inglês. A terceira, realizada entre 9 de abril e 14 de maio, foi destinada a professores de Língua Portuguesa e Educação Infantil. Agora, estão abertas as inscrições para História e Geografia, de 06 de agosto a 03 de setembro de 2018. As demais disciplinas serão realizadas em datas a serem divulgadas posteriormente.

Participe do processo seletivo e faça parte do Time de Autores NOVA ESCOLA

Quem pode participar do Processo Seletivo para o Time de Autores NOVA ESCOLA?
No processo de 06 de agosto a 03 de setembro de 2018, podem participar professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos dos componentes História e Geografia, com experiência de ensino para turmas do Ensino Fundamental. O(a) candidato(a) precisa ter Ensino Superior completo, lecionar ou ter lecionado em escolas públicas e/ou privadas, urbanas ou rurais.

Haverá processo seletivo para a produção de planos de aula das outras disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular?
Sim, mas ainda não há data definida para os processos de Arte e Educação Física. Deixe seus contatos aqui para que possamos avisá-lo quando isso acontecer.

Qual é o período de inscrição do processo seletivo?
Para História e Geografia, o período vai de 06 de agosto a 03 de setembro de 2018. O processo seletivo de Matemática foi encerrado em agosto de 2017, as inscrições de Ciências e Inglês terminaram em fevereiro de 2018, e o processo para Língua Portuguesa e Educação Infantil foi fechado em maio de 2018. Leia o regulamento do processo seletivo

Quais são as etapas do processo seletivo?
O processo seletivo consiste em questões sobre conteúdo e didática da disciplina, questões pessoais, reflexão sobre elaboração da candidatura e elaboração de um plano de aula.

Onde posso me candidatar para o processo seletivo?
O processo acontecerá total e exclusivamente pelo site www.novaescola.org.br/time-de-autores. A ficha de inscrição e os testes estarão disponíveis na plataforma a partir do dia 06 de agosto de 2018.

Preciso entender muito de tecnologia para participar do processo seletivo?
Não, mas é necessário ter conhecimentos básicos de ferramentas do Google, como Google Docs e Google Slides, pois a utilização delas será necessária durante o processo seletivo. Caso o(a) professor(a) seja aprovado(a), o uso de outros softwares e ferramentas podem ser demandados ao longo do trabalho. Neste caso, os participantes receberão treinamento para utilizá-los.

Preciso pagar para participar do processo seletivo?
Não. A participação no processo seletivo é gratuita.

Alguém, além da NOVA ESCOLA, terá acesso aos meus dados?
Não. Todas as informações fornecidas no processo seletivo são sigilosas.

Quantos professores serão selecionados para os componentes de História e Geografia?
Para o Time de Autores NOVA ESCOLA de História, serão selecionados, no máximo, 60 professores e 11 mentores de todas as regiões do Brasil. E, para Geografia, no máximo, 60 professores e 11 mentores. As candidaturas serão analisadas por uma comissão composta por membros da equipe de NOVA ESCOLA e especialistas indicados pela Associação Nova Escola.

Ao concluir minha candidatura, como vou saber se ela foi recebida pela equipe de NOVA ESCOLA?
Ao enviar sua candidatura, você lerá uma mensagem de agradecimento pela participação e receberá um e-mail de confirmação em até 24 horas no endereço cadastrado. Caso isso não aconteça, entre em contato conosco pelo e-mail novaescola@novaescola.org.br.


Parabéns! Você foi selecionado(a). E agora?

O trabalho é remoto?
Sim. O(a) professor(a) selecionado(a) para fazer parte do Time de Autores NOVA ESCOLA poderá produzir os planos de aula de qualquer lugar, desde que se comprometa a se manter sempre comunicável para que os mentores e a equipe de NOVA ESCOLA possam entrar em contato. No entanto, todos os professores e mentores selecionados participarão de uma formação presencial a distância, em outubro/novembro, em local a ser definido.

O trabalho é remunerado?
O(a) professor(a) aprovado(a) no processo seletivo NOVA ESCOLA para o Time de Autores receberá R$ 5.250,00 pela elaboração do planejamento da unidade e a produção de 15 (quinze) planos de aula. Caso o(a) professor(a) tenha mais ou menos planejamentos designados, o valor será diferenciado.

Vou trabalhar sozinho(a)?
Não. Você fará parte de uma equipe e será acompanhado(a) por um(a) mentor(a). O(a) mentor(a) definirá junto com você a pauta detalhada de cada um dos planos, estabelecerá prazos de entrega e, se necessário, poderá pedir alterações no material.

Quanto tempo terei para elaborar os planos de aula?
Os planos de aula deverão ser elaborados entre outubro de 2018 de abril de 2019, seguindo um cronograma de atividades estabelecido por NOVA ESCOLA, com entregas todas as semanas.

Posso fazer todos os planos de uma vez, quando tiver disponibilidade na minha agenda?
Não, você deverá seguir o cronograma estabelecido por NOVA ESCOLA. Todas as semanas têm entregas de atividades previstas.

Eu preciso ter um computador ou notebook para criar os planos de aula?
Sim. Como o trabalho será realizado remotamente, é essencial que cada professor(a) tenha um computador ou notebook próprio ou consiga acessar constantemente um computador ou notebook.

Os planos de aula produzidos por mim podem seguir o formato que eu achar melhor?
Não. Haverá um formato definido para todos os planos de aula de NOVA ESCOLA. Os membros do Time de Autores NOVA ESCOLA receberão treinamento específico para conhecer o padrão estabelecido.

Se eu for aprovado(a) no processo seletivo e aceitar o trabalho, precisarei participar de algum encontro presencial?
Sim. Sua presença é obrigatória num encontro de formação nos dias 31 de outubro a 4 de novembro de 2018, em período integral (local a definir). Todos os custos da viagem serão de responsabilidade da Associação Nova Escola. O não comparecimento nesse evento resultará no cancelamento do contrato

Se eu for aprovado(a) e confirmar minha participação na elaboração dos planos de aula, o que acontece se eu precisar me afastar do trabalho?
Caso você precise se afastar do trabalho antes de concluir a elaboração dos planos de aula sob sua responsabilidade, comunique a equipe de NOVA ESCOLA pelo e-mail novaescola@novaescola.org.br. A remuneração será proporcional ao trabalho realizado.

Gostaria de entrar em contato com a equipe de NOVA ESCOLA para tirar dúvidas sobre o processo seletivo.
Escreva para o e-mail novaescola@novaescola.org.br.