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QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Nome próprio; sílaba inicial; número de sílabas; poema; compreensão leitora

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O autor Elias José brinca com as palavras, repetindo sempre a última sílaba da última palavra de cada verso. Leia um trecho do poema e responda às questões.


PAGODEIRA

LÁ VEM O JUCA-CA
DE PERNA TORTA-TA
DANÇANDO VALSA-SA
COM A MARICOTA-TA

[...]

José, Elias. Segredinhos de amor. São Paulo: Moderna, 1991.


a)
Com quem Juca dança valsa?

_________________________________________________


b) Escreva a última sílaba das palavras indicadas abaixo. Em seguida, escreva o nome de uma pessoa que inicia com esta mesma sílaba.

JUCA

 

 

VALSA

 

 

MARICOTA

 

 



c) Qual o nome próprio, apresentado no poema, que possui o menor número de sílabas? Quantas são?

_________________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem pequenos textos, reconhecem nomes próprios, identificam a sílaba inicial e final das palavras e a quantidade de sílabas nas palavras.
Por trás da pergunta
Reconhecer os nomes próprios, identificando as sílabas iniciais e finais das palavras e a quantidade de sílabas nas palavras.
O que fazer antes

É fundamental organizar a dimensão didática das aulas dentro de uma proposta que acolha sem resistências a prática da escrita dos nomes das crianças, destacando a sua função social. Oriente seus alunos para que nomeiem seus trabalhos e objetos, faça a chamada do dia usando diferentes variáveis, sempre pondo em destaque os nomes de cada um. Proponha o uso de letras móveis, cartelas ou jogos que possibilitem as mais diversas atividades de cópia, de leitura, de análise da escrita, dependendo da hipótese em que se encontra cada aluno. Quanto ao trabalho com sílabas, é importante que o aluno tenha o reconhecimento de que a sílaba é uma unidade sonora, que varia quanto à sua combinação entre consoantes e vogais e que as vogais estão presentes em todas as sílabas. Proponha situações em sala de aula para que os alunos possam analisar as palavras de acordo com a divisão silábica, utilizar cartelas com sílabas para a composição de palavras, como o alfabeto móvel, formar palavras a partir das sílabas embaralhadas ou preencher cruzadinhas, escrevendo as palavras por meio das sílabas.

O que fazer depois

É importante sempre retomar a escrita do próprio nome e o reconhecimento de outros nomes e estimular as crianças a partirem dessas informações para escrever outras palavras. A escrita do nome próprio não se restringe à aprendizagem não escolar. Dependendo da vivência sociocultural da criança anterior à escolarização, ela já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Trabalhe com os alunos diferentes categorias, tais como: nomes de amigos, nomes de família, nomes dos alunos da turma, nome das pessoas do bairro, nomes femininos, nomes masculinos, nomes curtos, nomes compridos, nomes que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, com 2, 3 ou mais sílabas, nomes compostos, apelidos. Os alunos poderão criar outros grupos de nomes ou inserir novos nomes nos grupos existentes.

Gabarito

a) Juca dança valsa com Maricota.

b) Juca – ca; Valsa – sa; Maricota – ta. Respostas pessoais

c) Juca – 2 sílabas