Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes dessa aula, os estudantes já devem possuir conhecimentos sobre as transformações ocorridas nas cidades e nos países no decorrer do tempo e como essas transformações impactam a economia desses locais.
Outro fator de entendimento necessário é a compreensão dos diferentes tipos de trabalho existentes e de que cada país, conforme os recursos econômicos que possui, consegue investir, ou não, nos avanços desses meios de produção, sejam eles na agropecuária, na indústria, no comércio ou nos serviços. Isso também gera impactos positivos e negativos aos países e consequentemente valoriza os produtos ali comercializados, dando mais poder de compra à moeda local.
Para se aprofundar
- Se desejar retomar conceitos e reflexões sobre a comparação nas mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico, acesse os planos de aulas disponíveis em:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/geografia/sequencia/inovacao-tecnologica-nas-realidades-locais/944. Acesso em 30 Nov 2021.
Para verificar o valor de cotação de uma moeda no dia, acesse:
https://www.remessaonline.com.br/cotacao/cotacao-dolar Acesso em 01 Dez 2021.
Para compreender as influências do dólar no mundo, leia a matéria “Dólar: por que o mundo funciona no valor da moeda americana?, disponível em:
https://www.remessaonline.com.br/blog/dolar-por-que-o-mundo-funciona-no-valor-da-moeda-americana/. Acesso em 01 Dez 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Contexto
Tempo sugerido
7 minutos.
Orientações
Organize a turma em trios, pois essa disposição favorecerá a socialização e as demais etapas da aula. Inicie a atividade promovendo uma roda de conversa para introduzir a temática.
O que propor?
Questione se os estudantes sabem quais moedas existem no mundo. Permita que eles se expressem livremente. Esse é o momento de instigar a curiosidade deles sobre o tema da aula, engajá-los e levantar os seus conhecimentos prévios.
Depois, escreva no quadro o nome de três moedas existentes em diferentes países:
REAL | PESO | DÓLAR
Proponha a leitura em voz alta e, em seguida, questione-os:
- A que essas palavras se referem? Há algumas que são desconhecidas por vocês?
- Qual delas mais utilizamos? Em que situação?
Estabeleça combinados relacionados à escuta ativa e possibilite que os estudantes se manifestem livremente. Isso será importante, pois cada um possui um repertório de conhecimento diferente e poderá contribuir e enriquecer a etapa inicial. É provável que, ao associar os termos real e dólar, usualmente mais usados ou divulgados na mídia, correlacionem que a outra palavra também se refira ao nome de uma moeda (dinheiro).
Faça anotações no quadro, da seguinte maneira: no centro escreva a palavra dinheiro, em seguida puxe setas e, conforme os estudantes forem explanando suas ideias, faça anotações, relacionando-as à palavra central. Observe e anote se eles associam o nome da moeda a um possível país de origem Caso essa relação não apareça, questione-os:
- Qual o nome da moeda (dinheiro) utilizada no Brasil? E as demais moedas apresentadas aqui pertencem a quais países?
Se os estudantes não souberem indicar países que utilizam as moedas mencionadas, cite exemplos. Essa etapa também tem como intuito informá-los sobre a existência das diferentes moedas no mundo para, assim, prosseguir com as reflexões. Sugere-se relacionar, por exemplo, o peso à Argentina, o dólar aos Estados Unidos e o eeal ao Brasil.
Para finalizar proponha a seguinte reflexão:
- Além do nome, quais outras diferenças podem ser atribuídas às diferentes moedas existentes?
Anote as respostas em tópicos, mas não adiante informações, pois elas serão construídas ao longo da aula.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Inicie esta etapa promovendo uma reflexão relacionada ao início da aula. Exponha as ideias e possíveis exemplificações, visando a ampliar as reflexões sobre a questão. Entregue aos trios um estudo de caso — folha de atividades 1, presente nos materiais complementares deste plano, e finalize socializando as respostas.
O que propor?
Dando continuidade às propostas reflexivas da etapa anterior, inicie este momento com o seguinte questionamento:
- Vimos que existem diferentes moedas. Vocês acham que o valor de 1 dólar é exatamente o valor de 1 real? Por quê?
Permita que os estudantes se expressem livremente e exemplifiquem suas conclusões. Em seguida, informe-os de que entregará aos grupos uma situação fictícia que os ajudará a refletir sobre a questão.
Dê a cada trio a folha de atividades 1, presente nos materiais complementares deste plano. Nela há um estudo de caso que solicitará aos estudantes uma análise de qual o melhor país para realizar a compra de um perfume, considerando a cotação da moeda naquele dia e sua equivalência para a moeda real.
No momento da realização da atividade, percorra os grupos e verifique se entenderam o comando e a proposta de análise. O objetivo desta atividade é que os estudantes percebam a diferença e a valorização das moedas em diferentes locais do mundo. Embora o foco não seja a conversão de valores, auxilie-os nessa análise, se julgar necessário.
Reúna os grupos novamente em uma roda de conversa para que um a um compartilhe e justifique qual o país que sugeriram para a compra do perfume. A opção mais adequada para a indicação de compra é a loja situada na Argentina, visto que o perfume sairá mais barato, considerando o valor da moeda. Porém, caso algum grupo tenha feito outra escolha, escute atentamente seus argumentos. Faça anotações no quadro, indicando o nome do país sugerido, e, com palavras-chave, anote os motivos para tal escolha.
Sugestões de adequação
Você poderá aproveitar os minutos finais dessa etapa para mostrar aos estudantes nomes e valores de outras moedas utilizadas no mundo. Caso esteja com computador conectado à internet, poderá abrir o site de cotações monetárias indicado neste plano e mostrar nomes e valores pertencentes ao dinheiro de outros locais do mundo. Se isso não for possível, faça uma consulta prévia a esse site, anote as informaçoes e escreva no quadro o nome da moeda e seus valores. Em ambos os casos, promova a reflexão sobre o país de origem daquela moeda, características deles, entre outros aspectos que julgar relevantes.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Assim como na etapa anterior, você iniciará esse momento realizando um novo questionamento relacionado à temática, objetivando que os estudantes reflitam ainda mais sobre as razões que podem estar atreladas à valorização de uma moeda.
O que propor?
Introduza esse momento demonstrando a síntese da etapa anterior (anotações no quadro) e relembrando o processo vivenciado até então: constatação de que existem moedas diferentes pelo mundo, observação dos valores de três moedas utilizadas em diferentes países, análise da melhor opção de compra, considerando o valor da moeda em comparação com o real. Em seguida, apresente o próximo questionamento e solicite que respondam oralmente:
- Por que há essa diferença de valores entre as moedas existentes no mundo?
Atente-se às hipóteses levantadas, mas não se aprofunde em explicações relacionadas aos aspectos mais complexos que explicam essa valorização, como, por exemplo, variação cambial e economia do país. Para que ampliem a compreensão de que essa valorização varia conforme a representatividade da moeda, desenhe no quadro dois sacos com tamanhos diferentes:
1º Saco pequeno com o seguinte escrito: 10kg de ouro | 2º Saco grande com o seguinte escrito: 50 kg de areia
Questione:
- Qual dos sacos vale mais? O que possui 10 kg de ouro ou o que possui 50 kg de areia?
Provavelmente responderão ser o saco com 10kg de ouro. Desta forma, continue estimulando as reflexões, perguntando:
- Assim como esses sacos, que possuem tamanhos e conteúdos diferentes, qual moeda apresentada hoje, mesmo em menor quantidade numérica, é a mais valorizada? Por quê?
Ouça as respostas e prossiga com a reflexão: Quando analisamos moedas de diferentes países, nem sempre o maior algarismo representará o maior valor, pois, ao compará-lo com a nossa moeda, temos de realizar cálculos com base na cotação monetária indicada no dia, e algumas moedas são mais valorizadas que a nossa, ou seja, valem mais. É o caso, por exemplo, de 1 dólar ,que, segundo a cotação de 1º de dezembro de 2021, estava custando 5 reais e 25 centavos, enquanto o 1 peso argentino tem valor mais baixo que o real e custava 6 centavos. Ou seja, com 1 real compram-se 17,96 pesos argentinos, mas não se compra 1 dólar.
A título de curiosidade, comunique que, devido a isso, muitos comerciantes de cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países da América Latina realizam negócios vantajosos ao buscar mercadorias nos vizinhos, já que a moeda deles possui um valor menor em relação ao real (conforme observado com o peso argentino).
Sobre o dólar, é importante ressaltar que essa moeda possui um valor alto porque, entre outros fatores, é uma das mais comercializadas no mundo, possui uma grande procura e assim muitas pessoas acham confiável utilizá-la nos investimentos, fazendo com que ela seja cada vez mais valorizada.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
7 minutos.
Orientações
Retome oralmente um dos questionamentos iniciais da aula. Solicite que os trios elaborem, no verso da folha 1, uma frase que sintetize uma resposta à indagação. Em seguida, promova a socialização e validação das constatações entre os grupos.
O que propor?
Informe aos estudantes que, no verso da folha, deverão produzir uma frase síntese que responda a um dos questionamentos iniciais da aula.
- Além do nome, quais outras diferenças podem ser atribuídas às moedas existentes?
Permita que socializem as respostas e, nesse ato, solicite que um trio opine, validando, discordando ou complementando a frase apresentada por outro grupo e justificando-a. Faça isso sucessivamente, até que todos tenham participado. Aqui, é esperado que os estudantes apontem para o valor de cada moeda, considerando que existem as mais valorizadas e as menos valorizadas e que essa valorização precisa ser considerada ao comprar produtos em outros países ou em sites de outros países, por exemplo.