Plano de aula: O dinheiro no Brasil e no mundo

Descrição

Este plano, previsto para uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele, serão abordadas habilidades dos componentes curriculares Matemática, História e Geografia referentes ao 4º e 5º anos. A temática central é o dinheiro no Brasil e no mundo, e os estudantes poderão compreender a existência de diferentes moedas, perceber que algumas são mais valorizadas que outras e realizar escolhas com base nessas observações.

Objeto de conhecimento

• Moedas que circulam no mundo.
  • Valorização, comparação e importância das moedas.
  • Planejamento de compras.
  • Dinheiro.

Objetivos de aprendizagem

• Compreender que há diferentes moedas existentes no mundo.
  • Identificar moedas mais valorizadas que outras.
  • Avaliar um planejamento de compra consciente.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes dessa aula, os estudantes já devem possuir conhecimentos sobre as transformações ocorridas nas cidades e nos países no decorrer do tempo e como essas transformações impactam a economia desses locais.

Outro fator de entendimento necessário é a compreensão dos diferentes tipos de trabalho existentes e de que cada país, conforme os recursos econômicos que possui, consegue investir, ou não, nos avanços desses meios de produção, sejam eles na agropecuária, na indústria, no comércio ou nos serviços. Isso também gera impactos positivos e negativos aos países e consequentemente valoriza os produtos ali comercializados, dando mais poder de compra à moeda local.

Para se aprofundar

- Se desejar retomar conceitos e reflexões sobre a comparação nas mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico, acesse os planos de aulas disponíveis em:

https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/geografia/sequencia/inovacao-tecnologica-nas-realidades-locais/944. Acesso em 30 Nov 2021.

Para verificar o valor de cotação de uma moeda no dia, acesse:

https://www.remessaonline.com.br/cotacao/cotacao-dolar Acesso em 01 Dez 2021.

Para compreender as influências do dólar no mundo, leia a matéria “Dólar: por que o mundo funciona no valor da moeda americana?, disponível em:

https://www.remessaonline.com.br/blog/dolar-por-que-o-mundo-funciona-no-valor-da-moeda-americana/. Acesso em 01 Dez 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais