Plano de Aula

Plano de aula: Dinheiro para lazer. O que fazer com pouco ou sem dinheiro?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes de Arte e Educação Física do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Portanto, o plano de aula estimulará que busquem alternativas desse tipo de lazer e promoverá a elaboração de uma gincana como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma e seus familiares.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • O uso da imaginação nas brincadeiras.
  • Lazer com e sem gasto de dinheiro.
  • Planejamento de uma gincana esportiva e cultural.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer, ao explorar a letra de uma música, que a imaginação tem um grande papel nas brincadeiras.
  • Identificar formas de lazer e diversão que envolvem o gasto de dinheiro.
  • Identificar alternativas de lazer que não envolvem gastos de dinheiro.
  • Planejar uma gincana esportiva e cultural que envolva os estudantes e seus familiares em um momento de lazer e diversão sem gastar dinheiro.

Competências gerais

1 - Conhecimento

2 - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

9 - Empatia e comunicação

10 - Responsabilidade e cidadania