Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes de Arte e Educação Física do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Portanto, o plano de aula estimulará que busquem alternativas desse tipo de lazer e promoverá a elaboração de uma gincana como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma e seus familiares.
Reconhecer, ao explorar a letra de uma música, que a imaginação tem um grande papel nas brincadeiras.
Identificar formas de lazer e diversão que envolvem o gasto de dinheiro.
Identificar alternativas de lazer que não envolvem gastos de dinheiro.
Planejar uma gincana esportiva e cultural que envolva os estudantes e seus familiares em um momento de lazer e diversão sem gastar dinheiro.
Competências gerais
1 - Conhecimento
2 - Pensamento científico, crítico e criativo
3 - Repertório cultural
4 - Comunicação
9 - Empatia e comunicação
10 - Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Busque conhecer a realidade de sua comunidade escolar e dos estudantes para fazer a relação entre lazer e dinheiro. Em muitas comunidades, os estudantes se divertem sem o uso de dinheiro; em outras, os hábitos de lazer em shoppings, cinemas, teatros, parques de diversões e praças fazem parte da realidade. Em aulas anteriores, estimule que eles tragam para a aula outros tipos de jogos, brinquedos, sugestões de brincadeiras em que possam utilizar somente o corpo ou materiais que estejam disponíveis no pátio da escola. Para embasar o seu trabalho, você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar”.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre lazer com pouco ou nenhum dinheiro, acesse:
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Computador, tablet ou celular.
Equipamento para reproduzir vídeo ou música.
Texto com a Letra da música impresso ou copiado em uma folha de papel pardo;
Quadro.
Imagens impressas ou projetadas.
Folha de Atividade impressa ou folhas A4 para o registro dos estudantes.
Canetas hidrográficas, tesoura, cola.
1 folha de papel pardo para o planejamento da gincana.
1 folha de papel pardo para o mapa mental.
Tiras de papel colorido ou notas adesivas.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Reúna a turma em uma roda de conversa e diga que eles irão ouvir uma música que fala sobre brincadeiras. Projete o vídeo ou toque a música presente no vídeo “Grupo Cria canta ‘Brincadeira’ no Música Animada”. Cante com a turma e explore a letra da música.
Promova uma discussão sobre a mensagem que a música traz e sobre o que é necessário para brincar ou para fazer uma brincadeira.
O que propor?
Projete o vídeo ou toque somente a música “Brincadeira”:
Convide a turma a cantar junto. Passe a música pelo menos duas vezes para que eles possam apreciá-la e compreender a mensagem que traz a sua letra.
Pergunte aos estudantes:
Qual o tema da música?
Que palavras estão presentes nela que lembram esse tema?
Qual a diferença entre o que o poeta vê e o que as outras pessoas veem?
Por que há essas diferenças?
O que é necessário para brincar e se divertir?
De que forma você faz isso?
Espera-se que os estudantes percebam que a música traz como tema as brincadeiras. Peça que eles destaquem na música palavras que remetam a esse tema, como, por exemplo: astronave, navio, floresta encantada, automóvel, manto mágico. Anote essas palavras no quadro. Espera-se também que eles percebam que o que o poeta vê é bastante diferente do que as outras pessoas veem: enquanto ele vê uma astronave, elas veem um carretel; enquanto ele vê um automóvel, elas veem um caixote. Peça que os estudantes tragam outros exemplos. Para concluir, eles devem perceber que o poeta utiliza a imaginação. Eles devem levar essa percepção para o dia a dia: para brincar e se divertir, é necessário, acima de tudo, imaginação. Anote no quadro as sugestões que a turma for dando e, principalmente, a conclusão final.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível projetar ou tocar a música, escreva a letra da música em uma folha de papel pardo ou imprima e entregue uma cópia para cada estudante. Cante ou recite com eles. Você pode orientá-los a marcar no texto as palavras referentes ao tema da música e analisar cada uma das estrofes em conjunto. Você pode, ainda, aproveitar para fazer uma abordagem interdisciplinar com o componente curricular de Língua Portuguesa.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Nesta parte da aula, os estudantes terão de refletir, a partir de uma questão disparadora, sobre a necessidade ou não de gastar dinheiro para se divertir. Em grupos, irão analisar imagens de atividades de lazer que demandam um gasto de dinheiro e propor soluções compatíveis que não envolvem gasto de dinheiro.
Divida os estudantes em grupos com quatro ou cinco integrantes e explique que eles deverão analisar a situação e propor uma solução sem gasto de dinheiro.
Esclareça que, além de propor a solução, eles devem desenhá-la para, depois, explicá-la aos colegas.
Circule pelos grupos enquanto trabalham, para verificar se apresentam dúvidas e se todos os integrantes estão participando e tendo suas opiniões acolhidas pelos demais.
O que propor?
Após a análise da letra da música, ainda em roda, pergunte aos estudantes:
Como você costuma se divertir com sua família e amigos?
Acolha as respostas dos estudantes e anote as falas no quadro. Espera-se que eles tragam diversões como cinema, parque, praça. Alguns estudantes podem trazer suas vivências em brinquedos que compraram, como videogames, celulares, vídeos. Então lance a pergunta:
De que forma podemos nos divertir sem gastar dinheiro?
Foque nas respostas que os estudantes forem trazendo e anote-as no quadro também, já realizando uma separação em duas colunas, com os títulos: Atividades de lazer com gasto de dinheiro e Atividades de lazer sem gasto de dinheiro.
Divida a turma em grupos com quatro ou cinco integrantes e explique que cada grupo irá receber uma imagem de uma atividade de lazer e que deverão analisá-la, percebendo se, para realizá-la, é necessário gastar dinheiro, além de fazer uma previsão dos gastos. Depois, deverão pensar em uma alternativa a essa atividade, mas levando em consideração que haverá pouco ou nenhum gasto de dinheiro.
Sugestões de imagens:
Estipule um tempo para que os grupos trabalhem e produzam a sua atividade. Deixe cinco minutos para que cada grupo apresente em um minuto a sua imagem e a sugestão que deram para uma atividade sem gasto de dinheiro. Circule pela sala e apoie os grupos que estiverem com dificuldade, fazendo boas perguntas, mas sem trazer respostas prontas. Pergunte:
Em que outro lugar poderia ser realizada essa atividade sem gasto de dinheiro?
O que poderia ser utilizado como substituição desse objeto ou espetáculo?
Os grupos podem, por exemplo, sugerir que troquem o cinema por uma sessão de filmes em casa, com pipoca feita coletivamente pela família; a substituição da comida em restaurante por um dia de experimentações culinárias envolvendo os colegas da turma; a substituição de assistir a um jogo de futebol pagando, por organizar um jogo entre estudantes e familiares ou combinar de assistir ao jogo na casa de um deles, levando bandeiras e camisas dos times; como alternativa ao parque de diversões, podem sugerir brincadeiras ao ar livre na praça ou no parque próximo.
Quando terminarem, peça que o grupo escolha um componente para apresentar o trabalho. Se for possível, abra uma roda de perguntas e comentários pelos estudantes de outros grupos. Exponha o trabalho do grupo em um painel, valorizando a imagem que foi criada e a solução que foi dada para o problema.
Sugestões de adequação
As imagens são somente sugestões. De acordo com a realidade de seus estudantes, selecione fotografias que atendam melhor a essa realidade. Caso não consiga imprimir as fotos, busque em jornais ou revistas imagens que mostrem esses tipos de atividades para compartilhar com os estudantes. A folha de atividades também pode ser substituída por uma folha A4 em que os estudantes colam a fotografia, fazem uma estimativa do gasto, buscam uma solução e a registram por meio de um desenho e uma legenda.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Reúna os grupos em uma roda e convide os estudantes a pensarem sobre propostas para uma atividade de lazer na escola em que pudessem se divertir com seus familiares.
Em uma tabela, eles devem escrever sugestões para uma gincana envolvendo atividades esportivas e culturais que podem ser realizadas por eles e seus familiares.
Na sistematização eles irão demonstrar que conseguem planejar atividades sem gasto de dinheiro. Portanto, faça intervenções, caso algum estudante traga sugestões em que o gasto de dinheiro seja alto, como uma festa, por exemplo.
O que propor?
Em roda, explique que, após terem pensado em várias soluções de atividades de lazer sem gasto de dinheiro, seria muito interessante reunir todos os estudantes da turma e seus familiares para uma atividade de lazer na escola, em que pudessem se divertir juntos, como uma gincana.
Cole uma folha de papel pardo no quadro com uma tabela dividida em linhas e colunas, para que tragam sugestões de atividades que envolvam esportes, atividades culturais e lanche.
Como esportes eles podem trazer, por exemplo: jogo de futebol, corrida, circuito entre pais e filhos. Como atividades culturais, eles podem planejar a apresentação de uma música, exposição de trabalhos de artes que desenvolveram durante o ano, apresentação de teatro feita por eles, entre outras possibilidades. Como lanche, podem sugerir um piquenique coletivo, em que cada família traga um tipo de comida, ou então um lanche promovido pela escola.
Sugestões de adequação
A atividade da sistematização pode ocorrer de forma mais simples, envolvendo somente os estudantes. Eles podem planejar os recreios e os lanches de forma diferente. A tabela pode ser realizada para que deem sugestões de jogos e brincadeiras que possam fazer no recreio, sem gasto de dinheiro e sem trazer brinquedos que foram comprados. Você pode sugerir um dia para que façam um lanche coletivo, cada um trazendo um alimento para compartilhar, ou planejar com a merendeira da escola um momento em que eles irão ajudar na elaboração do lanche do dia.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Proponha um registro sobre as reflexões e aprendizagens que os estudantes tiveram durante a aula. Leve uma folha de papel pardo para montar o registro do que foi aprendido.
O que propor?
Retome com a turma o tema da aula e pergunte sobre o que eles refletiram nos grupos e o que aprenderam sobre lazer com pouco ou nenhum dinheiro.
O que vocês concluíram sobre a necessidade de ter ou não dinheiro para se divertir?
Cole a folha de papel pardo no quadro com a pergunta e distribua tiras de papel ou notas adesivas para que os estudantes individualmente escrevam as suas conclusões. Eles devem colar as tiras no papel pardo. Leia e comente algumas das conclusões e sugira que os estudantes colaborem também com seus comentários sobre as conclusões uns dos outros, validando-as.
Espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que não é necessário gastar muito dinheiro para se divertir. Todos podemos usar nossa criatividade e imaginação para propor atividades que sejam divertidas para toda a família, utilizando meios que, muitas vezes, já temos em casa.
Sugestões de adequação
Você pode solicitar um registro para cada grupo e que eles compartilhem as conclusões a que chegaram com todos os outros. Abra uma roda de perguntas e comentários para que troquem opiniões e validem as aprendizagens dos grupos.
Marque uma videochamada com seu grupo e explique que eles irão começar a aula ouvindo uma música. Passe o vídeo com a música, faça os questionamentos sugeridos ao vivo e peça que os estudantes respondam. Caso não seja possível, envie o link do vídeo por WhatsApp, por exemplo. E grave áudios com as perguntas e peça que os estudantes também gravem áudios com as respostas. O áudio aproxima mais os estudantes e você pode verificar pela entonação de voz os sentimentos de cada um com respeito à atividade.
Para o trabalho em grupo, se tiver recursos de sala temática Google, que permitem a divisão em salas distintas, separe cada grupo nessas salas e “passeie” entre elas para verificar o trabalho e orientar os grupos. Você pode compartilhar a atividade em forma de documento para o preenchimento de cada um dos grupos. Para compartilhar, eles podem compartilhar o documento e falar sobre o que realizaram. Caso não tenha esse recurso, compartilhe os documentos por meio do WhatsApp ou recurso semelhante e separe os grupos. Explique que cada grupo irá utilizar e preencher o documento que foi designado para ele. Você pode separar os documentos por cores para facilitar a visualização. Cada grupo pode apresentar sua atividade por meio de áudio. Para a organização da gincana, a sugestão é que eles proponham atividades que possam ser realizadas em casa com sua família. Os estudantes podem preencher um documento coletivo ou dar as sugestões ao vivo ou por meio de texto ou áudio e você anota em um slide que será compartilhado com toda a turma. Para avaliar as aprendizagens, utilize um mural coletivo, como o Padlet, em que cada um anota as suas aprendizagens sobre a aula e você comenta as que achar mais relevantes, ao vivo ou por áudio.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.