Plano de Aula

Plano de aula: Dinheiro para lazer. O que fazer com pouco ou sem dinheiro?

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes de Arte e Educação Física do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Portanto, o plano de aula estimulará que busquem alternativas desse tipo de lazer e promoverá a elaboração de uma gincana como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma e seus familiares.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • O uso da imaginação nas brincadeiras.
  • Lazer com e sem gasto de dinheiro.
  • Planejamento de uma gincana esportiva e cultural.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer, ao explorar a letra de uma música, que a imaginação tem um grande papel nas brincadeiras.
  • Identificar formas de lazer e diversão que envolvem o gasto de dinheiro.
  • Identificar alternativas de lazer que não envolvem gastos de dinheiro.
  • Planejar uma gincana esportiva e cultural que envolva os estudantes e seus familiares em um momento de lazer e diversão sem gastar dinheiro.

Competências gerais

1 - Conhecimento

2 - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

9 - Empatia e comunicação

10 - Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Busque conhecer a realidade de sua comunidade escolar e dos estudantes para fazer a relação entre lazer e dinheiro. Em muitas comunidades, os estudantes se divertem sem o uso de dinheiro; em outras, os hábitos de lazer em shoppings, cinemas, teatros, parques de diversões e praças fazem parte da realidade. Em aulas anteriores, estimule que eles tragam para a aula outros tipos de jogos, brinquedos, sugestões de brincadeiras em que possam utilizar somente o corpo ou materiais que estejam disponíveis no pátio da escola. Para embasar o seu trabalho, você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar”.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre lazer com pouco ou nenhum dinheiro, acesse:

O que fazer no tempo livre para se divertir sem gastar muito dinheiro. Disponível em: https://focanodinheiro.neon.com.br/controle-financeiro/o-que-fazer-tempo-livre. Acesso em 31 Out. 2021.

Atividades para as crianças sem gastar dinheiro! (Dicas de diversão nas férias). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MeJUzgCKXGc. Acesso em 31 Out. 2021.

Saiba como deixar as férias mais divertidas mesmo sem gastar muito dinheiro. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saiba-como-deixar-as-ferias-mais-divertidas-mesmo-sem-gastar-muito-dinheiro-24124598.html. Acesso em 31 Out. 2021.

  • Para saber mais sobre como organizar uma gincana, acesse:

Como organizar uma gincana: aprenda 12 brincadeiras. Disponível em: https://lunetas.com.br/como-organizar-uma-gincana-aprenda-12-brincadeiras/. Acesso em 31 Out. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computador, tablet ou celular.
  • Equipamento para reproduzir vídeo ou música.
  • Texto com a Letra da música impresso ou copiado em uma folha de papel pardo;
  • Quadro.
  • Imagens impressas ou projetadas.
  • Folha de Atividade impressa ou folhas A4 para o registro dos estudantes.
  • Canetas hidrográficas, tesoura, cola.
  • 1 folha de papel pardo para o planejamento da gincana.
  • 1 folha de papel pardo para o mapa mental.
  • Tiras de papel colorido ou notas adesivas.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA