Plano de Aula

Plano de aula: Como debater Neonazismo e suas principais características em sala

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Descrição

Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e características do Neonazismo, movimento esse que tem ganhado mais força e notoriedade em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil e tem como uma de suas principais particularidades o resgate de elementos do nazismo. A importância da discussão dessa temática está atrelada ao fato de estarmos vivenciando atualmente uma era de extremos, marcado pelo crescimento notório de crimes ligados a apologia ao nazismo, negacionismo do holocausto, intensa disseminação de conteúdos de teor nazista e aumento de grupos extremistas. Logo, com o desenvolvimento dessa aula, almejamos que os estudantes desenvolvam um olhar crítico sobre essa temática, para que assim possam fazer uma leitura mais reflexiva acerca desses fatos e notícias que lhes chegam diariamente, atribuindo a seriedade necessária para essa temática em seu cotidiano. 

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
  • Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar como a ideologia nazista tem se manifestado na atualidade. 
  • Construir o conceito de Neonazismo e suas principais características. 
  • Identificar como o Neonazismo tem se manifestado em diferentes países do mundo. 
  • Ilustrar as ideias sobre o Neonazismo através da construção de um esquema visual. 
  • Refletir sobre como as ações de grupos extremistas podem ser minimizadas. 

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Professor, aproveite o tema e leia a reportagem "Como debater o neonazismo em sala de aula?" e veja como explorar recursos audiovisuais e documentos históricos que vão ajudar a sensibilizar e a conscientizar a sua turma!

ACESSE AQUI A REPORTAGEM

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