Esta é a primeira aula de uma sequência didática composta de cinco aulas que introduzirá o tema ginástica de condicionamento. Sendo assim, primeiramente, devemos resgatar a definição de alguns conceitos já trabalhados anteriormente, como: atividade física e exercício físico. A atividade física é definida como um comportamento voluntário, que envolve os movimentos do corpo e na qual se tem gasto energético acima do nível de repouso, podendo promover interações sociais e com o ambiente, sendo realizado nos mais diversos espaços e tarefas, ou seja, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas (BRASIL, 2021).
Muito importante saber distinguir exercício físico de atividade física. Pode-se dizer que exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, com uma constância e cujo objetivo é desenvolver ou manter os componentes da aptidão física (BRASIL 2021).
Para este plano devemos nos apropriar do conceito de saúde, que perpassa o simples fato da ausência de doença. A saúde hoje está intimamente relacionada ao completo bem-estar do indivíduo em todas as áreas: física, emocional, social, financeira, amorosa, espiritual, dentre outras. Podemos dizer, então, que saúde está bem próxima do conceito de qualidade de vida, em que o ser humano é indissociável e deve ser visto de forma holística nas suas esferas biopsicossociais.
Nesta aula, teremos a introdução do conceito de aptidão física e seus componentes, que podem ser voltados para a saúde ou para o desempenho esportivo. Os componentes para a saúde estão relacionados aos fatores de manutenção, desenvolvimento e proteção do organismo como um todo, e incluem a força muscular, a resistência muscular, a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade e a composição corporal (GUEDES, 1996). Os componentes da aptidão física para o desempenho esportivo incluem também: o equilíbrio, a coordenação motora, a velocidade, a potência muscular e a agilidade (BRASIL, 2021). Importante ressaltar que as finalidades do exercício para a aptidão física definem a intensidade a que os praticantes devem ser submetidos. Na aptidão física para o desempenho esportivo o corpo é sempre levado ao limite máximo, pois aqui a competição prevalece. Na aptidão física para a saúde, os exercícios devem ser adequados aos limites iniciais dos praticantes e fornecer ganhos de condicionamento físico sem a intenção de se atingir o limite máximo de cada um.
Avaliando as variáveis
Sugerimos o uso da bateria de testes do projeto esporte Brasil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Nele, há uma descrição detalhada, inclusive em vídeo, de cada teste. O link segue na Bibliografia.
Como iremos propor aprendizagens relacionadas a programas de exercício físico em grupo e em sua maioria nossas turmas apresentam uma população heterogênea, é importante ensinar os estudantes a perceber sobre o esforço que estão realizando durante os exercícios, pois a intensidade é subjetiva. Para isso, explique-lhes o que é percepção subjetiva de esforço. Ela se baseia em quais sensações ele experimentou durante a prática e o nível de cansaço associado a elas, e pode ser verificada pela escala de Borg, pela qual quem está executando o exercício pode informar o quão cansado está naquele momento. É uma opção para o controle da intensidade individual dentro de uma aula coletiva.
Quadro 1. Sugestão para criação com os estudantes de uma escala de Borg adaptada
Avaliação do esforço percebido | Descrição do esforço | Expressões | 0 | Repouso | 😀 | 1 | Extremamente leve | 😄 | 2 | Muito leve | 😊 | 3 | Leve | 🙂 | 4 | +- Leve | 😐 | 5 | Leve- Moderado | 🤨 | 6 | Moderado | 😑 | 7 | Moderado - Intenso | 🙄 | 8 | Intenso | 😓 | 9 | Muito intenso | 😰 | 10 | Exaustivo | 🥵 |
Fonte: adaptado de Borg (2001).
Tabela de referência dos termos TERMO | CONCEITO | Atividade física | Qualquer movimento corporal com gasto energético acima dos níveis de repouso. | Exercício físico | Atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva, tendo como objetivo a manutenção e/ou a otimização de um ou mais componentes da aptidão física. | Saúde | Estado geral de equilíbrio no indivíduo, em seus diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem: biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, tendo como resultado a sensação de bem-estar. | Aptidão física | Capacidade de realizar com disposição e eficiência as tarefas diárias sem fadiga extrema, ter energia para realizar as atividades de lazer e ter uma rápida adaptação às situações emergenciais que exigem maior demanda física, a aptidão física exige saúde e habilidades específicas.
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Fonte: adaptado de Guedes (1996). |