Plano de Aula

Plano de aula: Exercícios físicos: reconhecendo as possibilidades!

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, sugerimos a apresentação e discussão do conceito de aptidão física e a sua utilização para a saúde ou para o desempenho esportivo. A partir dos objetivos dos estudantes com a atividade física, devem pesquisar sobre formas de avaliar o seu condicionamento físico de acordo com esses objetivos. Devem fazer uso de movimentos simples para compor um programa básico de exercícios que atenda as necessidades de cada um.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar diferentes exercícios físicos.
  • Conhecer as variáveis da aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo.
  • Identificar as exigências corporais solicitadas em cada programa de exercício físico vivenciado.
  • Reconhecer a importância das características individuais para a prática de exercícios físicos.
  • Verificar o acesso a essas práticas corporais em locais próximos à escola ou onde os estudantes frequentem.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Esta é a primeira aula de uma sequência didática composta de cinco aulas que introduzirá o tema ginástica de condicionamento.

Sendo assim, primeiramente, devemos resgatar a definição de alguns conceitos já trabalhados anteriormente, como: atividade física e exercício físico.

A atividade física é definida como um comportamento voluntário, que envolve os movimentos do corpo e na qual se tem gasto energético acima do nível de repouso, podendo promover interações sociais e com o ambiente, sendo realizado nos mais diversos espaços e tarefas, ou seja, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas (BRASIL, 2021).

Muito importante saber distinguir exercício físico de atividade física. Pode-se dizer que exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, com uma constância e cujo objetivo é desenvolver ou manter os componentes da aptidão física (BRASIL 2021).

Para este plano devemos nos apropriar do conceito de saúde, que perpassa o simples fato da ausência de doença. A saúde hoje está intimamente relacionada ao completo bem-estar do indivíduo em todas as áreas: física, emocional, social, financeira, amorosa, espiritual, dentre outras. Podemos dizer, então, que saúde está bem próxima do conceito de qualidade de vida, em que o ser humano é indissociável e deve ser visto de forma holística nas suas esferas biopsicossociais.  

Nesta aula, teremos a introdução do conceito de aptidão física e seus componentes, que podem ser voltados para a saúde ou para o desempenho esportivo. Os componentes para a saúde estão relacionados aos fatores de manutenção, desenvolvimento e proteção do organismo como um todo, e incluem a força muscular, a resistência muscular, a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade e a composição corporal (GUEDES, 1996). Os componentes da aptidão física para o desempenho esportivo incluem também: o equilíbrio, a coordenação motora, a velocidade, a potência muscular e a agilidade (BRASIL, 2021). Importante ressaltar que as finalidades do exercício para a aptidão física definem a intensidade a que os praticantes devem ser submetidos. Na aptidão física para o desempenho esportivo o corpo é sempre levado ao limite máximo, pois aqui a competição prevalece. Na aptidão física para a saúde, os exercícios devem ser adequados aos limites iniciais dos praticantes e fornecer ganhos de condicionamento físico sem a intenção de se atingir o limite máximo de cada um.

Avaliando as variáveis

Sugerimos o uso da bateria de testes do projeto esporte Brasil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Nele, há uma descrição detalhada, inclusive em vídeo, de cada teste. O link segue na Bibliografia.

Como iremos propor aprendizagens relacionadas a programas de exercício físico em grupo e em sua maioria nossas turmas apresentam uma população heterogênea, é importante ensinar os estudantes a perceber sobre o esforço que estão realizando durante os exercícios, pois a intensidade é subjetiva. Para isso, explique-lhes o que é percepção subjetiva de esforço. Ela se baseia em quais sensações ele experimentou durante a prática e o nível de cansaço associado a elas, e pode ser verificada pela escala de Borg, pela qual quem está executando o exercício pode informar o quão cansado está naquele momento. É uma opção para o controle da intensidade individual dentro de uma aula coletiva.

Quadro 1. Sugestão para criação com os estudantes de uma escala de Borg adaptada

Avaliação do esforço percebido

Descrição do esforço

Expressões

0

Repouso

😀

1

Extremamente leve

😄

2

Muito leve

😊

3

Leve

🙂

4

+- Leve

😐

5

Leve- Moderado

🤨

6

Moderado

😑

7

Moderado - Intenso

🙄

8

Intenso

😓

9

Muito intenso

😰

10

Exaustivo

🥵

Fonte: adaptado de Borg (2001).

Tabela de referência dos termos

TERMO

CONCEITO

Atividade física

Qualquer movimento corporal com gasto energético acima dos níveis de repouso.

Exercício físico

Atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva, tendo como objetivo a manutenção e/ou a otimização de um ou mais componentes da aptidão física.

Saúde

Estado geral de equilíbrio no indivíduo, em seus diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem: biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, tendo como resultado a sensação de bem-estar.

Aptidão física

Capacidade de realizar com disposição e eficiência as tarefas diárias sem fadiga extrema, ter energia para realizar as atividades de lazer e ter uma rápida adaptação às situações emergenciais que exigem maior demanda física, a aptidão física exige saúde e habilidades específicas.

Fonte: adaptado de Guedes (1996).

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Materiais sugeridos
  • Aros.
  • Caderno dos estudantes ou folha de papel A4.
  • Caneta ou lápis.
  • Cordas.
  • Bancos.
  • Cones.
  • Pneus.
  • Escadas
  • Cadeiras.
  • Colchões.
  • Plintos.
  • Banco sueco.
  • Bolas de peso.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Numa roda de conversa, retome com os estudantes os conceitos de exercício físico e atividade física. Pergunte-lhes se praticam algum tipo de exercício físico fora da escola, questionando-os o que fazem e por que fazem. A partir das respostas, proponha um debate sobre tipos de treinamento.

Organize o repertório prévio dos estudantes à medida que respondem às perguntas. Possibilite-lhes fazer as suas considerações, exercitando a oralidade, a fluência oral, além da comunicação e da argumentação.

A seguir, comente que a prática de exercícios físicos está relacionada à melhora da aptidão física.

Utilize a definição de aptidão física da seção Para saber mais e explique o termo aos estudantes.  Comente que a melhora da aptidão física pode ter como objetivos a saúde ou o desempenho esportivo. Para isso, são propostas intensidades específicas para cada objetivo.

Faça uma breve pesquisa entre os estudantes: Quais seriam os seus objetivos com a atividade física? Para a saúde ou para o desempenho? Como saber o seu estado atual relacionado às variáveis da aptidão física para saúde e para o desempenho esportivo? Mesmo aqueles que não estão engajados em atividades físicas regulares respondem hipoteticamente.

Comente que nesta aula irão experimentar duas capacidades físicas relacionadas tanto à saúde quanto ao desempenho esportivo: a força e a resistência muscular.

Esta conversa inicial pode ser feita solicitando aos estudantes que dialoguem entre eles para retomar os conceitos anteriormente aprendidos. Além disso, outras estratégias podem ser criadas com o intuito de se avaliar os conhecimentos prévios de todos: utilização de cartazes, retomada de cadernos ou produtos anteriores elaborados pelos estudantes, que podem ter sido feitos em diferentes linguagens, leitura e apresentação de textos com reportagens, vídeos, entre outros.

Peça aos estudantes para organizar em grupos de 3 ou 4 como preparo para a atividade.

Como sugestão, pode-se criar um quadro da escala de Borg adaptada disponibilizada na seção Para saber mais (ou utilizar o exemplo a seguir) e pedir que ao longo da aula os estudantes anotem a percepção de esforço em determinados momentos. Pode-se também sugerir que eles criem um diário individual de sensações para as atividades físicas que executam fora da escola. Lembramos que atividades físicas incluem atividades do cotidiano, como caminhar, subir escadas, varrer o chão etc.

Dica: Utilize momentos específicos da atividade (início, final e 1 ou 2 minutos após o final).

Avaliação do esforço percebido

Descrição do esforço

Expressões

Anotações dos estudantes. Sentimentos/sensações relacionados ao esforço.

0

Repouso

😄

1

Extremamente leve

😀

2

Muito leve

😊

3

Leve

🙂

4

+- Leve

😐

5

Leve- Moderado

🤨

6

Moderado

😑

7

Moderado - Intenso

🙄

8

Intenso

😓

9

Muito intenso

😰

10

Exaustivo

🥵

Importante que a escala seja adaptada às características dos estudantes.  Pode ser necessário que algum deles tenha que ler para o outro as variáveis da coluna, registrando as suas sensações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO