A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Neste plano os estudantes irão retomar os conceitos de aptidão física e identificar quais são as variáveis físicas relacionadas à aptidão para saúde. Além disso, irão discutir sobre o acesso às práticas corporais para todos os indivíduos.
Ginástica de condicionamento físico.
1. Conhecimento
8. Autoconhecimento e autocuidado
Em anos anteriores os estudantes aprenderam alguns termos que deverão ser retomados neste plano. O primeiro refere-se às estruturas corporais e a sua relação com as capacidades físicas.
Estruturas corporais
São as estruturas do corpo que nos permitem realizar movimentos, constituídas por: ossos, articulações, coração, pulmões, cérebro e sistema nervoso.
A relação entre as capacidades físicas relacionadas à saúde e as estruturas corporais predominantes são:
FLEXIBILIDADE: ossos, articulações, músculos, cérebro e sistema nervoso.
FORÇA MUSCULAR: ossos, articulações, músculos, cérebro e sistema nervoso.
RESISTÊNCIA MUSCULAR: ossos, articulações, músculos, cérebro e sistema nervoso.
RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA: ossos, articulações, músculos, coração, pulmões, cérebro e sistema nervoso.
Outra informação importante a ser considerada é a de que a atividade física se refere a todo movimento corporal que requer gasto energético, enquanto o exercício físico refere-se a uma atividade programada/sistematizada, com movimentos executados de maneira planejada e com objetivos específicos, contribuindo para a melhora da aptidão física.
A aptidão física se refere ao desenvolvimento do potencial humano que possibilita movimentar-se em diferentes contextos, com sentidos e significados específicos, isto é, para jogar voleibol em nosso lazer, precisamos empregar a força para realizar os saltos e a mesma força muscular está presente nos movimentos realizados no cotidiano ao subir os degraus de uma escada e ainda para os atletas no esporte realizarem os chutes nas lutas, visando atingir o adversário. Para Hoffman & Harris (2002, p. 453), a aptidão física se refere a
(a) capacidade desenvolvida por meio do exercício que permite que o indivíduo realize atividades da vida diária, engaje-se no estilo de vida ativo no lazer e tenha a energia suficiente para suprir as demandas das emergências inesperadas; (b) habilidade de realizar atividade física moderada e vigorosa sem fadiga.
Seguindo a mesma ideia, Guedes (1995, p.52) define aptidão física como
“um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano, as ocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, mas, também, evitar o aparecimento das funções hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver”. Propõe também que a aptidão física seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem.
Assim, a aptidão física pode ser aprimorada para o desempenho esportivo, como, por exemplo, uma pessoa que corre frequentemente e participa de provas de corrida de rua quer melhorar o seu tempo de 10 km, para isso, envolve-se com um programa de exercícios físicos prescritos por um profissional da Educação Física visando melhorar a sua aptidão física.
A aptidão física também pode ser aprimorada para melhorar aspectos físicos relacionados à saúde. Neste caso, algumas variáveis específicas são aprimoradas, como as capacidades físicas de força muscular, flexibilidade, resistência muscular e resistência cardiorrespiratória; e a composição corporal. Para Hoffman & Harris (2002, p. 453), a aptidão física relacionada à saúde pode ser “desenvolvida por meio das experiências e atividades físicas e se refere às capacidades e às características que são associadas com baixo risco de doenças hipocinéticas.”
Sedentarismo e atividade física
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as práticas de esporte e atividade física mostraram que o índice de sedentarismo no Brasil é muito alto, atingindo cerca de 47% da população (IBGE, 2015). A pesquisa também mostrou que, quando retiramos as modalidades esportivas (futebol, basquete, ciclismo, etc.), as atividade físicas mais relatadas foram a caminhada, em primeiro lugar (24,6,1%), e o fitness e academia, em segundo lugar (9%).
Atividade física e nível socioeconômico
Propomos aqui uma reflexão sobre os resultados da pesquisa acima e podemos concluir que: (1) o nível de sedentarismo no Brasil é muito alto; (2) a atividade física mais praticada é a caminhada; (3) a atividade física mais praticada é limitada em desenvolver todas as capacidades físicas relacionadas à saúde (força muscular, flexibilidade, resistência muscular e resistência cardiorrespiratória); (4) o segundo lugar entre as atividades físicas mais praticadas depende, na maioria das vezes, de profissionais, materiais e espaços específicos para a prática, muitas vezes acessíveis somente por meio de pagamento; (5) desenvolver as variáveis físicas relacionadas à saúde não depende das pessoas se matricularem em academias de ginástica, clubes ou outras instituições pagas que promovem exercício físico.
O emprego e a utilização correta dos termos
Outro aspecto importante relacionado à pesquisa se refere à falta de clareza na utilização e ao nível de conhecimento das pessoas sobre o tema. Existe muita confusão entre os termos utilizados para se definir uma série de manifestações e práticas que têm objetivos e características diferentes, mas que são tratados da mesma maneira pela população em geral. Atividade física, exercício físico, aptidão física, esporte, ginástica, entre outros, estão entre estes termos.
O termo esporte é polissêmico e frequentemente é empregado para definir se alguém realiza alguma atividade física ou não. Podemos constatar este fato nos discursos informais em que as pessoas relatam o esporte que praticam: “Eu faço caminhada todos os dias.” É importante que nas aulas de Educação Física os estudantes consigam diferenciar os termos e utilizá-los corretamente nas discussões sobre o assunto.
Aqui procuramos unir o que foi dito no início sobre as confusões entre exercício físico e atividade física com os resultados da pesquisa.
Essas questões aparentam ter um “sim” como resposta, pois a prática de atividades físicas no Brasil é influenciada de modo muito importante pela condição socioeconômica.
O Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostrou que
Os grupos que têm menor percentual de praticantes de AFEs (Atividades Físicas e Esportivas) são os de baixo nível de instrução (independentemente do sexo), os de menor rendimento e de idade mais avançada. (PNUD, 2017, p.102)
Esse fato traz para as aulas de Educação Física a importância de se refletir sobre como pode-se aumentar o acesso de pessoas de baixa renda a atividades físicas que possam contribuir com a melhora da aptidão relacionada à saúde.
Em primeiro lugar, é importante considerar que o número de pessoas que praticam atividades físicas regulares no Brasil é muito baixo. Observe o gráfico a seguir retirado do site IBGE Educa.
O relatório do PNUD utilizou-se de dados do IBGE para investigar os motivos pelos quais as pessoas não se envolvem com a prática de atividade física ou esportiva. A seguir encontra-se uma tabela com os dados divididos por faixa etária e os motivos referidos.
É importante dialogar com os estudantes sobre como poderiam, a partir das aprendizagens deste plano, elaborar uma proposição em conjunto que pudesse contribuir para que as pessoas no seu entorno se envolvessem com atividade física.
Neste plano, retomamos alguns conceitos aprendidos em anos anteriores que seguem para consulta.
Atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente, podendo acontecer no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas. (BRASIL, 2021, p. 07)
(...) o exercício físico é um tipo de atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado. (BRASIL, 2021, p. 09)
A Aptidão física está relacionada a capacidade de realizar as atividades cotidianas com menor esforço e de modo satisfatório. A aptidão pode estar relacionada à saúde ou ao desempenho.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Iniciar a aula recordando com os estudantes algumas definições que aprenderam em anos anteriores:
O que é atividade física?
O que é exercício físico?
O que é aptidão física?
Se julgar necessário, utilize a seção Para saber mais como suporte para este diálogo.
Observe a fala dos estudantes acerca dos termos. É importante que todos participem do diálogo. Utilize, para isso, recursos diversos, como vídeos com audiodescrição, materiais escritos, reportagens, ou faça perguntas direcionadas para aqueles estudantes que podem ter alguma dificuldade de compreensão.
Conduza o diálogo no sentido de que todos percebam que o exercício físico corresponde a uma atividade sistematizada com o objetivo de desenvolvimento e/ou manutenção da aptidão física. A aptidão física pode ser aprimorada para a saúde ou para o desempenho esportivo.
A partir desta conversa, retome com os estudantes os componentes da aptidão física para saúde: a flexibilidade, a força e a resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória e a composição corporal.
Comente que a flexibilidade, a força e a resistência muscular e a capacidade cardiorrespiratória são capacidades físicas e, portanto, podem ser aprimoradas por meio de atividades físicas regulares.
Questione os estudantes: Para melhorar as capacidades físicas é necessário que as pessoas frequentem uma academia, um clube, ou alguma instituição que promova exercícios físicos direcionados? Se acreditam que é necessário frequentar esses locais, as pessoas só conseguem melhorar a sua aptidão física para a saúde se tiverem recursos financeiros? Se todos conseguirmos melhorar a atividade física independente da situação financeira, será que a proporção de praticantes de atividade física entre as classes sociais é igual? Será que as pessoas de classes sociais diferentes têm acessos iguais a locais específicos para a prática de atividade física? As pessoas têm informação sobre a prática de exercícios físicos para melhora da saúde? Se as pessoas têm informação, qual é o motivo de não praticarem?
Ao invés de propor respostas, estabeleça um desafio para os estudantes. Eles devem pesquisar e descobrir essas informações e levá-las ao máximo de pessoas possível. Para isso, devem utilizar um meio de comunicação que conhecem. Pode ser em formato de jornal, programa na internet, programa de rádio ou televisão.
A reportagem deve apresentar os conceitos de aptidão física e as variáveis relacionadas à saúde, quais são as regiões corporais relacionadas à aptidão física para saúde, e discutir sobre o acesso das pessoas às práticas corporais para melhora da saúde.
Em primeiro lugar, eles devem definir um roteiro da reportagem que utilizarão. Para isso, sugerimos a leitura do texto da Nova Escola disponível a seguir:
É importante que a reportagem seja a mais completa possível. Para isso, construa com os estudantes um quadro com algumas perguntas que devem ser respondidas, além das que foram feitas anteriormente. Por exemplo:
A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes irão experimentar e pesquisar sobre a relação entre as capacidades físicas e as estruturas corporais para utilizar essas informações na elaboração da reportagem.
É importante que todas as perguntas e respostas obtidas na experimentação sejam inseridas no quadro.
Inicialmente, os estudantes devem retomar os componentes da aptidão física para a saúde:
Antes de iniciar a prática, é importante estabelecer com a turma que todos devem participar das atividades de acordo com as suas características e capacidades. Para isso, deve pensar em propostas inclusivas, adaptando e adequando as atividades.
Proponha uma situação de investigação: neste momento irão realizar as vivências complementando posteriormente com pesquisas que respondam possíveis questões levantadas por eles. Eles irão experimentar estações de exercícios que desenvolvam as capacidades físicas relacionadas à saúde.
Devem responder:
Quais exercícios experimentaram?
Quais as regiões corporais solicitadas?
Quais as sensações corporais promovidas pelos exercícios?
Quais os benefícios para saúde que esse exercício promove?
Atividade: estação flexibilidade
Proponha uma sessão de alongamentos priorizando três regiões corporais. As imagens trazem sugestões de alongamentos.
Membros inferiores
Membros superiores
Coluna vertebral
Após cada uma das atividades, peça aos estudantes que façam anotações acerca das sensações provocadas pelo exercício, das estruturas corporais solicitadas, e de quais os possíveis benefícios que o exercício pode trazer à região alongada. Pode ser necessário que os benefícios necessitam ser pesquisados posteriormente no caso das respostas não serem adequadas.
Exemplo de registro
Exercício: alongamento da região posterior da coxa.
Estruturas corporais: músculos articulações, tendões etc.
Sensações corporais: queimação, alívio da tensão, relaxamento etc.
Benefícios: aliviar a tensão, relaxar a região alongada, ampliar a mobilidade articular etc.
Para ser realizado, esse exercício necessita de equipamento, orientação especializada ou local específico?
Atividade: força e resistência muscular
Proceda da mesma maneira da atividade anterior, desta vez propondo exercícios que melhorem a força e a resistência muscular de várias regiões corporais, como, por exemplo:
Membros superiores e tronco: flexão de braços, suspensão na barra, flexão invertida em banco ou em cadeira, exercício de bíceps utilizando um cabo de vassoura e dois pesos nas pontas.
Membros inferiores: agachamento, avanço, subida e descida em escadas ou em um banco, flexão de panturrilha na escada.
Tronco: exercícios abdominais e exercícios dorsais no chão ou colchonete.
Proceda com registro da mesma forma que foi proposto na atividade anterior.
Atividade: resistência cardiorrespiratória ou capacidade aeróbia
Proponha que os estudantes caminhem ou corram, de acordo com o seu nível de condicionamento físico, por pelo menos 15 minutos. É importante que a atividade seja de média intensidade, ou seja, os estudantes devem perceber o aumento na frequência respiratória e na frequência cardíaca.
Proceda com registro da mesma forma como foi proposto na atividade anterior.
Aqui, é importante que percebam o envolvimento de três sistemas do corpo: respiratório, responsável pela captação do oxigênio e dispersão do CO2, cardio-circulatório, responsável pelo transporte do oxigênio pelo corpo até os músculos solicitados, e muscular, responsável pela efetivação do movimento.
Atividade: composição corporal
Apesar de não ser muito fidedigna, a avaliação por IMC (Índice de Massa Corporal) é uma das mais fáceis e que requer menos equipamentos. Existem medidas de circunferências corporais que também são utilizadas, porém, talvez seja desconfortável para alguns estudantes levantar a blusa, por exemplo, para medir a circunferência da cintura.
A seguir sugerimos um link que apresenta o método de medir o percentual de gordura com fita métrica:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2191654/mod_resource/content/1/Modulo_2-_antropometria.pdf. Acesso em 04/01/2022.
O peso e a estatura dos estudantes
O peso corporal pode ser medido em uma balança caseira ou de farmácia. A estatura pode ser medida fixando uma fita métrica na parede e solicitando aos estudantes que encostem as costas sem os calçados para fazer a medida.
O cálculo é feito utilizando a seguinte conta:
IMC = Peso ÷ (Altura(m) × Altura(m))
Existem inúmeras calculadoras de IMC com tabelas de classificação disponíveis na internet.
Segue um link com uma calculadora e tabela de classificação de IMC:
A proposta de registro ao final de cada atividade possibilita ao professor que faça reflexões durante o processo. Aqui, sugerimos que analise com os estudantes de que forma poderão complementar as aprendizagens para que componham a reportagem final. Por exemplo, podem pesquisar que a falta de força e de flexibilidade na coluna vertebral é uma das maiores causas de dor nas costas de pessoas de todas as idades. Essa é uma informação importante para constar na reportagem.
Proponha que se dividam em grupos e cada um pesquise sobre uma das capacidades físicas relacionadas à saúde experimentadas em aula.
Lembre-se de que as pesquisas devem estar relacionadas aos objetivos de aprendizagem deste plano, relatados na Conversa inicial. A reportagem deve apresentar os conceitos de aptidão física e as variáveis relacionadas à saúde, quais são as regiões corporais relacionadas à aptidão física para saúde, e discutir sobre o acesso das pessoas às práticas corporais para melhora da saúde.
Verifique se todos os estudantes participaram e compreenderam as tarefas. É importante que todos participem do processo. Os estudantes devem utilizar diferentes recursos de produção da reportagem, como audiodescrição, vídeos, linguagem de Libras, entre outros, de acordo com as características dos colegas e que atinja o maior número de pessoas possível.
Organize com os estudantes o que vivenciaram, discutiram e aprenderam nessa aula conectando as pesquisas a serem realizadas para as aulas subsequentes que irão complementar as aprendizagens deste plano.
A aptidão física para saúde envolve as capacidades de força e resistência muscular, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Cada uma dessas capacidades promove alterações nas estruturas corporais responsáveis pela realização de movimentos.
A aptidão física para saúde envolve exercícios que podem ser realizados sem a necessidade de se estar em locais específicos.
Apresente aos estudantes a imagem 2, que mostra os dados do IBGE relativos ao baixo envolvimento das pessoas em atividades físicas regulares no Brasil. Comente que as pessoas relatam diferentes motivos para isso. Instigue os estudantes a prosseguirem com a sua investigação jornalística nos desdobramentos desta aula.
Utilize os registros dos estudantes feitos durante a Conversa inicial e as atividades. Observe se os registros necessitam ser realizados em duplas ou gravados para os estudantes com dificuldade de escrita ou baixa visão. Proceda com a produção da reportagem com os estudantes, que será finalizada ao final desta sequência didática. A seguir sugerimos uma sequência de reportagens. Ela pode ser dividida em blocos de assuntos ou em diferentes linguagens jornalísticas (jornal, podcast, telejornal, radiojornalismo, webjornalismo etc).
Assunto 1
Informações gerais sobre atividades físicas
Assunto 2
Informações sobre aptidão física para saúde
Assunto 3
Informações sobre sugestão de práticas
Organize os estudantes por grupos de assuntos para que se aprofundem no tema. Além dos sugeridos acima, observe se os estudantes propõem outros assuntos a serem abordados, de acordo com as suas percepções das necessidades das pessoas com quem convivem. Por exemplo, pode ser que eles queiram propor um relato de caso com algum parente ou conhecido que era sedentário e decidiu fazer atividades físicas regulares, ou então orientar sobre a frequência semanal para desenvolvimento das variáveis relacionadas à aptidão para a saúde.
Como avaliação parcial, utilize os registros dos estudantes com as suas impressões e comentários do que foi feito nesta aula. Verifique se necessitam de ajustes ou orientações complementares. A avaliação final será composta pelo produto final entregue por eles.
Barreiras
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Nas aulas subsequentes construa com os estudantes as reportagens sobre o tema deste plano. Proponha que eles entrevistem pessoas próximas, profissionais da área da saúde, responsáveis pelos espaços públicos, complementando essas informações com os resultados das pesquisas realizadas sobre as variáveis da aptidão física para a saúde. Peça-lhes também para verificar se há casos de sucesso de implementações de programas em outras cidades, estados ou países, e se é possível replicá-los na realidade local. Defina também uma forma de divulgação para que o maior número de pessoas possível leia, escute e assista às reportagens. Seria interessante possibilitar um canal de comunicação entre aqueles que assistiram a reportagem e os estudantes, para que verifiquem a importância de se transmitir conhecimentos e aprendizagens obtidas na escola para as pessoas da comunidade em geral.
As aulas do ensino remoto podem seguir o mesmo procedimento da aula presencial. Utilize os elementos da Conversa inicial, solicitando aos estudantes que façam o quadro do conhecimento. Quanto às experimentações, eles podem realizá-las em casa, com as devidas adaptações, principalmente na vivência da capacidade física de resistência cardiorrespiratória.
Os estudantes que conseguirem experimentar essa capacidade física podem relatar as sensações corporais aos colegas e juntos complementarem o quadro das experiências. Observe com os estudantes se é possível realizar entrevistas no modo on-line, convidando as pessoas e solicitando a permissão para gravação da reportagem. Proceda com a divisão dos grupos, de acordo com o assunto ou meio pelo qual irão realizar o produto final. Verifique os meios de divulgação da reportagem para a comunidade.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Luis Henrique Martins Vasquinho
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: