Plano de aula: Características das lutas brasileiras

Descrição

Os estudantes irão identificar as características das lutas do Brasil, como: códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais e/ou equipamentos e instalações. Compreender que as lutas são praticadas de formas diferentes, de acordo com a sua origem e o ambiente social no qual se manifestam, e que o contato com práticas de culturas diferentes pode gerar situações de não aceitação e intolerância.

Objeto de conhecimento

Lutas do Brasil.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar e distinguir as diferentes lutas do Brasil, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Compreender as lutas brasileiras construídas e transformadas historicamente, respeitando e valorizando-as quanto a suas características e funções socioculturais.
  • Construir coletivamente formas de adaptar a modalidade tematizada de lutas do Brasil às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Apreciar as vivências propostas, reconhecendo os estereótipos e preconceitos que acompanham os praticantes das modalidades de lutas brasileiras.

Competências gerais

1. Conhecimento