Plano de Aula

Plano de aula: Danças do Brasil - região Sul

Descrição

Propomos neste plano conduzir os alunos a tomar contato com algumas danças da região Sul, e analisar seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas, além de observar e valorizar as diferentes matrizes culturais (originárias, afrodescendentes e coloniais) e discutir a importância do respeito às diversidades étnicas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

  • Recriar as danças populares do Sul do Brasil: chula e rancheira carreirinha.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais de danças brasileiras da região Sul.
  • Fruir as músicas das danças, individual e coletivamente.
  • Identificar os elementos constitutivos das danças do Sul do Brasil, seus passos, gestos e ocupação do espaço.
  • Utilizar movimentos nos planos: alto, médio e baixo, presentes nas danças brasileiras da região Sul.
  • Reconhecer o elemento ritmo das danças do Brasil.
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Sul.
  • Compartilhar as sequências elaboradas com os demais estudantes.
  • Reconhecer as diferenças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas e de gênero.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania