Plano de aula: Danças do Brasil - região Sul

Descrição

Propomos neste plano conduzir os alunos a tomar contato com algumas danças da região Sul, e analisar seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas, além de observar e valorizar as diferentes matrizes culturais (originárias, afrodescendentes e coloniais) e discutir a importância do respeito às diversidades étnicas.

Objeto de conhecimento

Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Recriar as danças populares do Sul do Brasil: chula e rancheira carreirinha.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais de danças brasileiras da região Sul.
  • Fruir as músicas das danças, individual e coletivamente.
  • Identificar os elementos constitutivos das danças do Sul do Brasil, seus passos, gestos e ocupação do espaço.
  • Utilizar movimentos nos planos: alto, médio e baixo, presentes nas danças brasileiras da região Sul.
  • Reconhecer o elemento ritmo das danças do Brasil.
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Sul.
  • Compartilhar as sequências elaboradas com os demais estudantes.
  • Reconhecer as diferenças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas e de gênero.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Faça uma roda e converse sobre o que conhecem a respeito da sua região de origem, particularmente suas danças. Caso julgue necessário, se perceber que os estudantes não têm esse conhecimento prévio, selecione antecipadamente algum material da sua região, tais como imagens, áudios ou vídeos de danças. Lembre-se de escolher os recursos de sensibilização de acordo com as características da sua turma, superando possíveis barreiras sensoriais, cognitivas ou motoras, e valorizando quaisquer possibilidades de expressão.

Explicite para todos, os objetivos da aprendizagem das danças brasileiras do Sul do país, que culminará no produto final deste processo: uma apresentação de coreografia para a turma ou até mesmo para a comunidade escolar.

Conte um pouco sobre a história e a geografia dessa região, as missões jesuíticas, as fazendas de criação de gado, o pampa internacional e a serra rio-grandense, com sua colonização europeia, e, por fim, sobre a influência açoriana (portuguesa) no litoral. Isso é valioso para garantir uma paisagem cultural na qual seja possível praticar as danças propostas. É importante que já tenha assistido aos vídeos com as informações necessárias para a condução a seguir, sempre lembrando de que o protagonismo das ações cabe aos estudantes. Se necessário, reproduza os áudios ou apresente algumas imagens da cultura regional. Isso é importante para que, independentemente das limitações individuais, o acesso à sensibilização se complete, incluindo toda a turma. Explique algumas características das danças, como, por exemplo, o desafio de movimentos das duplas da chula. Pergunte se conhecem alguma referência cultural desse tipo. Pode ser que reconheçam ou não a semelhança com as “batalhas” de break dance. De qualquer maneira, é bastante positivo desenvolver essa proximidade, informando aos estudantes que as danças urbanas são parte do currículo futuro, no qual esse tema será tratado com a merecida profundidade. Aqui, vale apenas como citação.