Plano de aula: Ginástica em grupos - o domínio do corpo

Descrição

Neste plano propomos levar os estudantes a conhecer o contexto histórico da ginástica geral e vivenciar diferentes possibilidades da prática individual e coletiva. Sugerimos aqui trabalhar a temática através de brincadeiras, encenação, replicação e criação de novas possibilidades de movimentos, resolução de problemas, trabalho em equipe e conversas sobre o tema.

Objeto de conhecimento

Ginástica geral

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer situações históricas de apresentações da ginástica coletiva.
  • Experimentar combinações de posições estáticas, como as pirâmides humanas.
  • Identificar as principais estruturas corporais e a capacidade física e a força muscular envolvidas na execução dos movimentos da ginástica geral.
  • Experimentar os movimentos básicos da ginástica em grupos em diferentes situações e estímulos.
  • Construir uma apresentação de ginástica em grupos.
  • Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo.
  • Adotar procedimentos de segurança por meio de diálogo na prática da ginástica.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3.  Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir áudio e vídeo.
  • Imagens impressas dos cards das atividades 1 e 2.
  • Impressão do quadro autoavaliativo para cada estudante.
  • Colchonetes, colchões, tatames, tapetes de EVA ou material adaptado.
  • Bolas.
  • Arcos.
  • Bancos.
  • Plinto (ou similares).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Converse com os estudantes, perguntando-lhes o que sabem sobre a ginástica, por que as pessoas a praticam, quais os benefícios dela, se conhecem alguém que pratica ginástica e quais movimentos de ginástica conhecem.

Se possível, convide-os a assistir ao vídeo “História da Ginástica (Parte 1)” entre os 0’15 e 2’45, organize-os de modo que se posicionem para que todos possam ver.

Após a apresentação do vídeo, pergunte-lhes: Conhecem os movimentos que aparecem no vídeo? Quais partes do corpo são mais utilizadas nos movimentos? Quais capacidades físicas são as mais exigidas na ginástica? Quais os cuidados devemos ter quando praticamos? Além da escola, onde as pessoas fazem as apresentações de ginástica?

Utilize outras maneiras de ativar os conhecimentos prévios dos alunos de acordo com as características da turma, como, por exemplo, imprimir algumas imagens de ginástica com as perguntas registradas ou se os vídeos necessitam de legendas ou audiodescrição.

Convide-os a conhecer e experimentar alguns movimentos de ginástica.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA