Plano de aula: Brincando de acumular ideias

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/ escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Objetos do cotidiano e de um mesmo grupo semântico (brinquedos ou materiais escolares) ou cartões com imagens desses objetos ou de outros grupos (frutas ou animais); caixa de sapato vazia ou tecido; livro “Um+um+um+todos”, de Anna Göbel ou texto e cartões com personagens do conto popular “A história da beterraba”.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Tema da aula

Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e diga que vão brincar com imagens, palavras e ideias.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA