Plano de Aula

Plano de aula: Rodas cantadas - Um espaço para todos!

mais ações

Descrição

Esta aula propõe o desenvolvimento de um dos elementos constitutivos da dança, o espaço. Por meio das rodas cantadas do contexto regional dos estudantes, eles irão trabalhar a percepção do corpo no espaço e a interação com outros corpos, de maneira respeitosa, explorando os espaços de diferentes maneiras (individual, em duplas, em rodas, coreografados ou não) e abordando a diversidade cultural de nosso país.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional

Objetivos de aprendizagem

  • Nomear rodas cantadas do contexto regional.
  • Vivenciar uma roda cantada do contexto regional.
  • Identificar as possibilidades de utilização do espaço nas rodas cantadas do contexto regional.
  • Experimentar o elemento espaço de diferentes formas (individuais, em dupla e em grupos).
  • Recriar rodas cantadas do contexto regional, respeitando as diferenças individuais.
  • Identificar o multiculturalismo e a diversidade cultural presentes nas rodas cantadas.
  • Discutir sobre os preconceitos relacionados às danças e atividades rítmicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

9. Empatia e cooperação

As danças são práticas corporais que contemplam movimentos rítmicos, executados ao som de uma música. Podem ser realizadas individualmente, em duplas ou em grupos, de maneira livre ou organizada em sequências coreográficas. Elas refletem o universo cultural em que foram produzidas.

Rodas cantadas

As brincadeiras de roda são desenvolvidas em círculo, de modo que as crianças seguram nas mãos umas das outras e cantam todas juntas cantigas de roda (FARIAS, 2001).

Fazem parte da nossa cultura com influência das musicalidades portuguesa, africana, indígena e, em menor proporção, de outros povos.

Elas trazem um vasto repertório de conhecimentos a serem trabalhados no contexto escolar e são capazes de contribuir significativamente para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, abordando temas ligados à realidade e ao imaginário. Essas brincadeiras falam sobre a vida dos animais, às vezes, de um objeto que ganha vida, outras vezes de amor ou de alguma história engraçada.

Ao articular as várias linguagens oral, gestual, corporal, musical, favorece o aprender brincando, a socialização, o contato com o meio cultural, o desenvolvimento da afetividade, da motricidade, do cognitivo, colaborando com o processo de alfabetização.

Torre (1989) nos diz que: “os conteúdos dos textos poéticos das cantigas de roda englobam conceitos, ideias, maneiras de pensar, agir, valores e criação abstrata, como idioma, literatura, ciências, filosofia, lei, religião, arte” (TORRE apud MARTINS, 2012, p.21).

As brincadeiras de roda são diferentes em cada região do país, pois sua criação tem um caráter popular e folclórico que representa toda a nossa diversidade cultural.

Espaço - elemento constitutivo da dança

O elemento espaço refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim, cujo limite de abrangência é dado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.

O espaço é explorado pelas direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), pelas dimensões (pequeno, médio e grande), pelos planos (baixo, médio e alto) e pelas extensões (perto, médio e longe).

Ao espaço em torno da pessoa que se movimenta, delimitado pelo alcance dos membros e de outras partes do corpo a partir de determinado ponto de apoio, dá-se o nome de cinesfera (RENGEL, 2015).

Bibliografia

RENGEL, L.; L., A. “Ação corporal labaniana com respeito ao comum”. Anais do IV Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, 2015.

FARIAS, A. S. F. S. A importância das brincadeiras de roda na práxis do professor de Educação Física. 2001. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicomotricidade)- Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Diretoria de Projetos Especiais, Projeto a Vez do Mestre. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2001.

MARTINS, M. A. N. S. Cantigas de roda: o estético e o poético e sua importância para a educação infantil Curitiba, PR: CRV, 2012.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA