Plano de aula: Rodas cantadas - Um espaço para todos!

Descrição

Esta aula propõe o desenvolvimento de um dos elementos constitutivos da dança, o espaço. Por meio das rodas cantadas do contexto regional dos estudantes, eles irão trabalhar a percepção do corpo no espaço e a interação com outros corpos, de maneira respeitosa, explorando os espaços de diferentes maneiras (individual, em duplas, em rodas, coreografados ou não) e abordando a diversidade cultural de nosso país.

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional

Objetivos de aprendizagem

• Nomear rodas cantadas do contexto regional.
  • Vivenciar uma roda cantada do contexto regional.
  • Identificar as possibilidades de utilização do espaço nas rodas cantadas do contexto regional.
  • Experimentar o elemento espaço de diferentes formas (individuais, em dupla e em grupos).
  • Recriar rodas cantadas do contexto regional, respeitando as diferenças individuais.
  • Identificar o multiculturalismo e a diversidade cultural presentes nas rodas cantadas.
  • Discutir sobre os preconceitos relacionados às danças e atividades rítmicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir música.
  • Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
  • Vídeos, imagens de cantigas de roda da sua região (opcional).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula com uma roda de conversa sobre brincadeiras cantadas. Pergunte aos estudantes quais eles conhecem? De quais eles mais gostam?

Aborde as rodas cantadas. Explique para os estudantes que são expressões culturais brasileiras, muito presentes nas brincadeiras infantis e que, apesar de serem simples, são muito divertidas e todos podem participar.

Apresente algumas características, utilizando variadas linguagens. Use imagens para facilitar o entendimento de todos.

• São passadas de geração em geração.
  • Utilizam músicas, muitas vezes de autoria coletiva ou anônima, equivalentes à cultura local.
  • Por serem transmitidas oralmente, é comum as pessoas modificarem algo na letra ao transmitirem para seus amigos, conhecidos e parentes.
  • As letras são cativantes e simples, fáceis de memorizar.
  • Traduzem o conhecimento popular e como o próprio nome diz são cantadas em roda, de mãos dadas e com a execução de coreografias.
  • Podem ser executadas em qualquer espaço físico, como, por exemplo, nas praças, na escola.
  • O espaço é um elemento importante nas rodas cantadas, pois ao dançar em grupo é preciso respeitar o espaço do outro.

Pergunte aos estudantes quais rodas cantadas eles conhecem? E entre as citadas, peça-lhes que escolham uma para experimentar. Dê preferência àquela que possibilita a participação de todos os estudantes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA