Compartilhe:

Jornalismo

Sobre os Planos de Aula

Conheça sobre o projeto de Planos de Aulas e sobre os parceiros que apoiam essa iniciativa da Nova Escola.

PorNOVA ESCOLA

12/05/2021

Saiba por que usar os planos de aula

Conheça mais sobre os Planos de Aula Nova Escola

Os Planos de Aula NOVA ESCOLA é a primeira ação em escala nacional a criar materiais online e gratuitos, para sala de aula, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é disponibilizar o passo a passo de aulas, com ideias de boas atividades, dicas de mediação com a turma, resoluções comentadas e materiais de referência para todos os professores do Brasil.

As aulas foram pensadas para que as habilidades previstas na Base sejam desenvolvidas em sala de aula, por isso, são priorizadas metodologias ativas, que colocam o aluno no centro da aprendizagem.

A iniciativa da Associação Nova Escola teve início em 2017, com o apoio da Fundação Lemann e do Google.org. Juntas, as organizações acreditam que o professor deve ocupar o lugar de referência como autor de conteúdo de qualidade para sala de aula. O produto dessa união de esforços e conhecimentos tem a missão de apoiar milhares de docentes no desafio de traduzir a BNCC - política pública que define o que todo brasileiro deve aprender até o fim da Educação Básica - para a realidade dda escola, assegurando que nenhum aluno fique para trás. Nesse cenário, NOVA ESCOLA é a plataforma parceira do profissional da Educação no dia a dia do professor e do gestor escolar.

Produzimos, com mais de 600 professores, 6.000 planos de atividade de Educação Infantil e planos de aula dos componentes de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, História e Geografia para o Fundamental. O material é composto por atividades, resoluções, guias para o docente realizar intervenções com a turma, links e textos para ampliar o olhar do professor com pouca ou muita experiência sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Para dar início à criação dessa diversidade de conteúdo, contamos com a parceria da LearnZillion, uma empresa americana que teve uma experiência semelhante de produção de planos de aula com base nas diretrizes de aprendizagem dos Estados Unidos. Além disso, nosso material foi pensado com cuidado por grandes nomes da Educação do Brasil e, antes do início da produção do conteúdo, passou por uma fase de teste (Programa de Desenvolvimento Colaborativo) em escolas de redes públicas pelo Brasil, para que a proposta e o formato fossem validados por professores num contexto de uso real com estudantes.

Especialmente no Programa e na produção dos planos de aula de Matemática, contamos também com a parceria do Mathema, uma instituição focada na pesquisa e no desenvolvimento de métodos pedagógicos para melhorar o ensino da disciplina no Brasil, liderada em nosso projeto por Kátia Stocco Smole. Para os planejamentos de Educação Infantil, tivemos a assessoria pedagógica de Beatriz Ferraz e o apoio técnico do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil que trabalha para garantir que haja condições para a vivência plena da infância. Em Ciências, contamos com a assessoria de Lilian Bacich, líder pedagógica da Tríade Educacional, empresa focada na formação de professores em metodologias ativas e ensino híbrido. Em Inglês, nossa assessora foi a Sandra Durazzo, diretora da Target Idiomas, focada no oferecimento de cursos e formações sobre língua inglesa. Os planos de História foram assessorados por Oldimar Pontes Cardoso e os de Geografia por Laércio Furquim, ambos professores, pesquisadores e autores nessas áreas.

Entre 2019 e 2020, firmamos uma parceria com o Instituto Gerdau para produzir e divulgar materiais pedagógicos (planos de aula e projetos pedagógicos) sobre a transversal de Educação Empreendora prevista na BNCC permitindo que os educadores possam abordar o tema de empreendedorismo com seus alunos.

De professor para professor

Todo o conteúdo do projeto Planos de Aula NOVA ESCOLA foi elaborado por uma equipe de professores com experiência no ensino em escolas públicas e privadas, de todas as regiões do País, selecionados entre milhares de candidatos. Os integrantes do Time de Autores são profissionais dispostos a gerar e compartilhar conhecimento sobre Educação para o Brasil e comprometidos em produzir conteúdos de qualidade conectados à realidade das salas de aula.

Planos de aula adaptados para uso remoto

Em 2020, firmamos uma nova parceria com o Google.org para apoiar os professores de educação pública para garantir a continuidade pedagógica durante a pandemia do COVID-19. Fizemos a adaptação de 6.000 planos de aula para ensino a distância.

Sobre os apoiadores

Sobre Associação Nova Escola

A Associação Nova Escola é um negócio social, autossustentável e sem fins lucrativos que entrega conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro. A Associação foi criada em 2015 com o apoio de sua mantenedora, a Fundação Lemann. A marca NOVA ESCOLA existe há mais de 30 anos e se consolidou como referência entre profissionais da Educação pela capacidade de unir teoria e prática, além de oferecer esses recursos em linguagem simples e acessível. Hoje, NOVA ESCOLA produz materiais e conteúdos para os professores utilizarem em sala de aula, além de cursos online, formações para redes e os planos de aula, e está sempre pensando em novas soluções para ajudar o dia a dia dos educadores brasileiros. Tem, em média, 2 milhões de visitantes únicos por mês em seus sites e 1,2 milhão de seguidores no Facebook.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma Educação de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos de escola pública em todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado.

Sobre o Google.org

O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos que inovam para resolver questões humanitárias. A instituição foi criada para descobrir, experimentar e construir ideias para melhorar o mundo, além de incentivar uma abordagem interativa para a filantropia. O objetivo é desenvolver e investir em atividades que podem impactar local, regional e globalmente, reunindo pessoas do Google em apoio destes esforços no intuito de promover um mundo melhor de maneira mais rápida.

Educação Empreendedora

Logomarca Gerdau

Sobre a Gerdau

Com 119 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Apoiadores técnicos

Educação Infantil

 

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Criada em 1994, no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo, a organização tem a missão de “honrar a criança”. Hoje, o Instituto conta com programas próprios e com parceiros que buscam garantir condições para a vivência plena da infância. O Instituto é uma das frentes de atuação do Alana, uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver.


Quer saber mais sobre o projeto? Envie um e-mail para novaescola@novaescola.org.br

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias