Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Verbete

Material para trabalhar as habilidades:

EF35LP19 : Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

EF04LP20 : Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.

EF35LP20 : Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

EF04LP22 : Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF04LP23 : Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP09 : Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF15LP15 : Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF04LP05 : Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF35LP17 : Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

EF35LP18 : Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF04LP19 : Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Plano 01 de 15

Evolução do verbete

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Evolução do verbete Finalidade da aula: Compreender a fun&cc...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Como ler textos de divulgação científica?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula:  Como ler textos de divulgação científica? Finalidade da a...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP02

EF15LP03

EF35LP17

EF04LP19

Plano 03 de 15

Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura de infográficos em textos de divulgação cient&iacu...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF04LP20

EF04LP19

Plano 04 de 15

Forma de composição do gênero verbete

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Forma de composição do gênero verbete Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP23

Plano 05 de 15

Quais são as regularidades estruturais de um verbete?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Quais são as regularidades estruturais de um verbete? Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP23

Plano 06 de 15

Construindo verbetes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Construindo verbetes Finalidade da aula: Aplicar o conhecimento que possue...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP23

Plano 07 de 15

Para que serve a pontuação?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Para que serve a pontuação? Finalidade da aula: Identificar ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 08 de 15

Como pontuar texto expositivo de divulgação científica par...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Como  pontuar  texto expositivo de divulgação cient&iac...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 09 de 15

Pontuação de verbetes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Márcia Regina Pereira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Pontuação de verbetes Finalidade da aula: Produzir verbetes ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

Plano 10 de 15

Características linguísticas da produção de um vídeo para o...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Características linguísticas da  produção de um víde...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP09

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científic...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejamento da produção de um vídeo de divulgação cient&...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP19

EF35LP20

EF35LP18

Plano 12 de 15

Produção de vídeos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de vídeos Finalidade da aula: Realizar a filmagem de v&ia...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP19

EF35LP20

EF35LP18

Plano 13 de 15

Produção de verbetes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Produção de verbetes Finalidade da aula: Planejar a produçã...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP15

EF04LP22

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produção de verbetes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de verbetes Finalidade da aula: Produzir verbetes para um livro de divulga&...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF04LP22

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

Plano 15 de 15

Revisão e publicação dos verbetes produzidos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Márcia Regina PereiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisão e publicação dos verbetes produzidos Finalidade da aula: Revisar a pr...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF15LP06