Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF89LP25 : Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

EF08LP14 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF89LP30 : Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP30 : Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

EF69LP31 : Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF69LP33 : Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP37 : Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e di...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no con...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundário...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários Finalidade da aula:&...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP30

EF69LP31

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

Plano 03 de 15

Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP30

EF69LP31

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

Plano 04 de 15

Conhecendo a estrutura de um vídeo-minuto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor:  Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo a estrutura de um vídeo-minuto Finalidade da aula: Analisar a construçã...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 05 de 15

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 06 de 15

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: Traços lingu...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: Traços linguísticos Finalid...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 07 de 15

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertex...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF08LP14

EF89LP30

Plano 08 de 15

Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informaç&...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF08LP14

EF89LP30

Plano 09 de 15

Conhecendo o verbete enciclopédico: Recursos expressivos de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Gleiciane Rocha Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o verbete enciclopédico: Recursos expressivos de coesão Finalidade da a...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF08LP14

EF89LP30

Plano 10 de 15

A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresent...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Cristiane Dias Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação Finalidade...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 11 de 15

Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto: organizando as inf...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto: organizando as informações Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

A revisão de um vídeo-minuto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A revisão de um vídeo-minuto Finalidade da aula: -Revisar o vídeo-minuto, levando em con...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

Plano 13 de 15

Planejando um verbete enciclopédico digital de maneira colab...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Cristiane DiasEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa Finalidade da aula: Planejar a produ...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP35

Plano 14 de 15

Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colab...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Cristiane DiasEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa Finalidade da aula: Produzir um verb...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP25

EF69LP36

EF69LP37

Plano 15 de 15

Revisando e divulgando um verbete enciclopédico digital de m...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Gleiciane RochaMentor: Cristiane DiasEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisando e divulgando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa Finalidade da aula: Revi...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP25

EF69LP36

EF69LP37