Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Textos expositivos de divulgação científica

Material para trabalhar as habilidades:

EF35LP19 : Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

EF35LP20 : Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

EF05LP26 : Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

EF05LP27 : Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF05LP23 : Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.

EF35LP18 : Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF05LP24 : Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Plano 01 de 15

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação cien...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela Pistori TavaresMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título do plano: Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica. F...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Leitura e análise de textos multissemióticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela Pistori TavaresMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos Finalidade da aula: Localiz...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP03

EF15LP04

EF05LP23

Plano 03 de 15

Leitura e análise de textos multissemióticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela Pistori TavaresMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos. Finalidade da aula: Locali...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP03

EF15LP04

Plano 04 de 15

Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de di...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divu...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP26

Plano 05 de 15

Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de di...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP26

Plano 06 de 15

Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulga...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulga&c...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP26

Plano 07 de 15

A coesão dando o sentido...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: A coesão dando o sentido... Finalidade da aula: Reconhecer e analisar r...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP27

Plano 08 de 15

Coesão pronominal e relações de sentido

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Coesão pronominal e relações de sentido Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP27

Plano 09 de 15

A produção e a coesão textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: A produção e a coesão textual Finalidade da aula: Revisar...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP27

Plano 10 de 15

A oralidade em foco: apreciação de textos orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: A oralidade em foco: apreciação de textos orais Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP18

Plano 11 de 15

A oralidade em foco: planejando uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Daniela Pistori TavaresMentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: A oralidade em foco: planejando uma exposição oral Finalidade da aula:...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP19

Plano 12 de 15

Desenvolvendo a oralidade: apresentação de seminário.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Daniela Pistori TavaresMentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Desenvolvendo a oralidade: apresentação de seminário. Fin...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP20

Plano 13 de 15

Planejando a escrita de textos expositivos de divulgação cie...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejando a escrita de textos expositivos de divulgação cientí...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

EF05LP24

Plano 14 de 15

Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação ci...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação cient&iacut...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF05LP24

Plano 15 de 15

Revisando e editando textos expositivos de divulgação cientí...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Pistori Tavares Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisando e editando textos expositivos de divulgação científi...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08