Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP47 : Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

EF69LP50 : Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP52 : Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.

EF67LP27 : Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF67LP29 : Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

EF69LP55 : Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF06LP11 : Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Plano 01 de 15

O gênero texto dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O gênero texto dramático Finalidade da aula: Explorar textos dramáticos para iden...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP47

Plano 02 de 15

O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas Finalidade d...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP47

Plano 03 de 15

O texto teatral: relação entre textos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O texto teatral: relação entre textos Finalidade da aula: Comparar um conto popular com...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP27

EF67LP29

Plano 04 de 15

O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca BrasilMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas Finalidade da aula: Perceber como se dá...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

O texto teatral: rubricas e entonação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O texto teatral: rubricas e entonação Finalidade da aula: Exercitar os usos da entonação ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

O texto teatral: rubricas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O texto teatral: rubricas Finalidade da aula: Reconhecer a necessidade das rubricas de ação para a ence...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 07 de 15

Variedades linguísticas e textos dramáticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Variedades linguísticas e textos dramáticos Finalidade da aula: Explorar a encenação de t...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 08 de 15

Textos dramáticos e as Variedades Linguísticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Textos dramáticos e as Variedades Linguísticas Finalidade da aula: Identificar a variedade histó...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 09 de 15

Peças curtas: variações linguísticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Peças curtas: variações linguísticas Finalidade da aula: Reconhecer, a partir da produ&cc...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 10 de 15

Prática de oralidade com Teatro de improviso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Francisca Brasil Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Prática de oralidade com Teatro de improviso Finalidade da aula: Conhecer as características que envolv...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 11 de 15

Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Wania SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte Finalidade da aula: Desenvolver critérios de avalia&...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 12 de 15

Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Wania SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte. Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP52

Plano 13 de 15

Produção de texto dramático escrito: planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Wania SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de texto dramático escrito: planejamento Finalidade da aula: Retomar as característica...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51

Plano 14 de 15

Produção de texto dramático escrito: textualização

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Wania SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de texto dramático escrito: textualização Finalidade da aula: Com base no plane...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51

Plano 15 de 15

Produção de texto dramático: edição e revisão de texto.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Wania SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de texto dramático: edição e revisão de texto. Finalidade da aula: Real...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP50

EF69LP51

EF06LP11