Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Texto didático e exposição oral

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP30 : Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

EF67LP21 : Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF67LP23 : Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF67LP25 : Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF67LP26 : Reconhecer a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de notas de rodapés ou boxes.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mauricio GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Texto didático: contexto de produção, composição e estilo Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maurício Gomes Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Texto didático: leitura e escolha de vocabulário Finalidade da aula: Reconhe...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 03 de 15

Texto didático: selecionando informações confiáveis

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maurício Gomes Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Texto didático: selecionando informações confiáveis Finalidade da a...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP30

Plano 04 de 15

Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidad...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidades Finalidade da aula: Ana...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP26

EF69LP42

Plano 05 de 15

Do texto didático ao hipertexto: construindo links

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Do texto didático ao hipertexto: construindo links Finalidade da aula: Criar links em textos did&aac...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP26

EF69LP42

Plano 06 de 15

Revisando textos didáticos hipertextualizados

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisando textos didáticos hipertextualizados Finalidade da aula: Revisar textos didáticos hi...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP26

EF69LP42

Plano 07 de 15

Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo re...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício Gomes Mentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo regularidades Finalidade ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 08 de 15

Exposição oral e ferramentas de apresentação: organização de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício Gomes Mentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: organização de fontes e...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 09 de 15

Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando in...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício Gomes Mentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando informações...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 10 de 15

A exposição oral: descoberta de regularidades

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A exposição oral: descoberta de regularidades Finalidade da aula: Comparar falas registradas ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP23

EF69LP38

Plano 11 de 15

Planejamento de exposições orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de exposições orais Finalidade da aula: Planejar exposições orais ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP23

EF69LP38

Plano 12 de 15

Produção e avaliação de exposições orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção e avaliação de exposições orais Finalidade da aula: A pa...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP23

EF69LP38

Plano 13 de 15

Planejamento de textos didáticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de textos didáticos Finalidade da aula: Com base em pesquisas prévias, esquemati...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP43

EF69LP35

Plano 14 de 15

Produção de textos didáticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de textos didáticos Finalidade da aula: Produzir textos didáticos de m...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP36

Plano 15 de 15

Edição e revisão de textos didáticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maurício GomesMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Edição e revisão de textos didáticos Finalidade da aula: Editar e produzir text...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP36