Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Soneto

Material para trabalhar as habilidades:

EF89LP37 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

EF69LP48 : Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF89LP33 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF89LP36 : Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

Plano 01 de 15

Soneto e outros poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora Aparecida Ianusz de SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Soneto e outros poemas Finalidade da aula:Ler poemas diversos com o objetivo de percebe...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP48

Plano 02 de 15

Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje Finalidade da aula: Realizar leitura interpretativa e...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP48

Plano 03 de 15

Conhecendo o soneto e seus autores

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora Aparecida Ianusz de SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Conhecendo o soneto e seus autores Finalidade da aula: Ler e interpretar alguns so...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP33

Plano 04 de 15

A estrutura do soneto: estrofe

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A estrutura do soneto: estrofe Finalidade da aula: Entender o que é a estrofação, sua tipo...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 05 de 15

A estrutura do soneto: rima e sonoridade

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A estrutura do soneto: rima e sonoridade Finalidade da aula: Reconhecer a combinação das...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 06 de 15

A estrutura do soneto: Métrica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A estrutura do soneto: Métrica Finalidade da aula: Perceber que o gênero é uma for...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 07 de 15

A linguagem figurada nos sonetos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A linguagem figurada nos sonetos Finalidade da aula: Identificar as figuras de linguagem de efeito se...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 08 de 15

Figuras de linguagem: Um jogo de palavras

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Figuras de linguagem: Um jogo de palavras Finalidade da aula: Explorar o uso das figuras de linguagem...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 09 de 15

Soneto, linguagem poética e o universo multimídia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Soneto, linguagem poética e o universo multimídia Finalidade da aula: Analisar os efeit...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 10 de 15

Soneto: palavra, som e imagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Soneto: palavra, som e imagem Finalidade da aula: Perceber, por meio de sonetos musicados, o uso de recursos co...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Soneto: Ritmo, pausas e entonação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Soneto: Ritmo, pausas e entonação Finalidade da aula: Preparar um karaokê de sonetos, elabo...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Dê voz a um soneto...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Dê voz a um soneto... Finalidade da aula: Apresentação dos alunos declamando ou cantando um...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto Finalidade da aula: Planejar a produ&c...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 14 de 15

Soneto: textualizando a paródia ou paráfrase

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Soneto: textualizando a paródia ou paráfrase Finalidade da aula: Textualizar o soneto e realizar ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 15 de 15

Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danielle VasconcelosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase Finalidade da aula: R...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP36