Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Slogans

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF12LP03 : Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

EF12LP09 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP12 : Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

EF12LP13 : Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF12LP15 : Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

EF12LP16 : Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano 01 de 15

identificando slogans em campanhas de conscientização infant...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil. Finalidade da aula: Conhecer e identificar ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Brincando de representar campanha educativa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Brincando de representar campanha educativa Finalidade da aula: Estimular  os alunos a compreender a me...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF12LP09

Plano 03 de 15

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans Finalidade da aula: Levantar hipótese...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF12LP09

Plano 04 de 15

Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias. Finalidade da aula: Compreender  as particularid...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP15

Plano 05 de 15

Listando as características de campanhas publicitárias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Listando as características de campanhas publicitárias Finalidade da aula: Compreender as part...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP15

Plano 06 de 15

Criando novos slogans

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Criando novos slogans Finalidade da aula: Compreender as particularidades desse gênero, especificament...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP15

Plano 07 de 15

Comparando campanhas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Comparando campanhas Finalidade da aula: Ler de forma compartilhada duas campanhas publicitá...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP03

EF12LP16

Plano 08 de 15

Brincando de montar campanhas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Brincando de montar campanhas. Finalidade da aula: Criar imagens e ilustrações para o...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP03

EF12LP16

Plano 09 de 15

Revisando e ampliando a campanha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Revisando e ampliando a campanha Finalidade da aula: Identificar a formatação e diag...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP03

EF12LP16

Plano 10 de 15

Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Apreciação de textos orais em campanhas educativas Finalidade da aula: Conversar sobre a finalidade de a...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP13

Plano 11 de 15

Inventando slogan para uma campanha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Inventando slogan para uma campanha Finalidade da aula: Planejar a apresentação oral da criaç&ati...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP12

EF12LP13

Plano 12 de 15

Momento publicitário - gravando propagandas em áudio e víde...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Momento publicitário - gravando  propagandas em áudio e vídeo. Finalidade da aula: Apresentar...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP12

EF12LP13

Plano 13 de 15

Planejando campanhas educativas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando campanhas educativas. Finalidade da aula: Planejar e construir coletivamente uma campanha (slogan) para a e...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo slogans para campanhas de conscientização

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula:Produzindo slogans para campanhas de conscientização. Finalidade da aula:Criar cartazes de forma coletiva para a con...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF12LP12

Plano 15 de 15

Revisando o cartaz da campanha.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Revisando o cartaz da campanha. Finalidade da aula: Revisar o cartaz elaborado de forma a melhorá-lo. Utilizar ...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP08