Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Slogans

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF12LP03 : Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

EF12LP09 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP12 : Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

EF12LP13 : Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF12LP15 : Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

EF12LP16 : Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano 01 de 15

identificando slogans em campanhas de conscientização infant...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil. Finalidade da aula: Conhecer e identificar ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Brincando de representar campanha educativa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Brincando de representar campanha educativa Finalidade da aula: Estimular  os alunos a compreender a me...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF12LP09

Plano 03 de 15

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans Finalidade da aula: Levantar hipótese...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF12LP09

Plano 04 de 15

Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias. Finalidade da aula: Compreender  as particularid...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 05 de 15

Listando as características de campanhas publicitárias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Listando as características de campanhas publicitárias Finalidade da aula: Compreender as part...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 06 de 15

Criando novos slogans

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Criando novos slogans Finalidade da aula: Compreender as particularidades desse gênero, especificament...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 07 de 15

Comparando campanhas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Comparando campanhas Finalidade da aula: Ler de forma compartilhada duas campanhas publicitá...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP03

EF12LP16

Plano 08 de 15

Brincando de montar campanhas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Brincando de montar campanhas. Finalidade da aula: Criar imagens e ilustrações para o...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP03

EF12LP16

Plano 09 de 15

Revisando e ampliando a campanha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Erika Pettersen Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Revisando e ampliando a campanha Finalidade da aula: Identificar a formatação e diag...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP03

EF12LP16

Plano 10 de 15

Apreciação de textos orais em campanhas educativas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Apreciação de textos orais em campanhas educativas Finalidade da aula: Conversar sobre a finalidade de a...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP13

Plano 11 de 15

Inventando slogan para uma campanha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Inventando slogan para uma campanha Finalidade da aula: Planejar a apresentação oral da criaç&ati...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP12

EF12LP13

Plano 12 de 15

Momento publicitário - gravando propagandas em áudio e víde...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Momento publicitário - gravando  propagandas em áudio e vídeo. Finalidade da aula: Apresentar...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP12

EF12LP13

Plano 13 de 15

Planejando campanhas educativas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando campanhas educativas. Finalidade da aula: Planejar e construir coletivamente uma campanha (slogan) para a e...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo slogans para campanhas de conscientização

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula:Produzindo slogans para campanhas de conscientização. Finalidade da aula:Criar cartazes de forma coletiva para a con...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF12LP12

Plano 15 de 15

Revisando o cartaz da campanha.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Erika PettersenMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Revisando o cartaz da campanha. Finalidade da aula: Revisar o cartaz elaborado de forma a melhorá-lo. Utilizar ...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP08