Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre ropaganda política

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF89LP21 : Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

EF89LP22 : Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

EF89LP23 : Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.

EF89LP24 : Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

EF89LP31 : Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF89LP18 : Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.

EF89LP20 : Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.

Plano 01 de 15

Gênero textual propaganda política e atuação na vida pública...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Gênero textual propaganda política e atuação na vida p&u...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP18

Plano 02 de 15

Identificando os elementos da propaganda política em sala de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificando os elementos da propaganda política em sala de aula Finalidade...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP24

EF89LP18

Plano 03 de 15

Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo as proposições no gênero propaganda polític...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP24

EF89LP20

Plano 04 de 15

Argumentação e convencimento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Argumentação e convencimento Finalidade da aula: Analisar a cons...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

Argumento de prova concreta na propaganda política

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Argumento de prova concreta na propaganda política Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

Argumento de consenso na propaganda política

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Argumento de consenso na propaganda política Finalidade da aula: Analis...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

Advérbios como força argumentativa na propaganda política

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Advérbios como força argumentativa na propaganda política Fina...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP23

EF89LP31

Plano 08 de 15

O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação Finalidade ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP23

EF89LP31

Plano 09 de 15

Movimentos argumentativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Movimentos  argumentativos Finalidade da aula: Reconhecer a importâ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP23

EF89LP31

Plano 10 de 15

Propaganda política em debate: exercitando a oralidade

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Propaganda política em debate: exercitando a oralidade Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP22

Plano 11 de 15

Jingles e propaganda política

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Jingles e propaganda política Finalidade da aula: Analisar e criar jing...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP22

Plano 12 de 15

Propostas e argumentação em vídeo-minuto na propaganda polít...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciana Barros Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Propostas e argumentação em vídeo-minuto na propaganda pol&iac...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP22

Plano 13 de 15

Elaborando enquete

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciana BarrosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Elaborando enquete Finalidade da aula: Elaborar enquete (planejar e elaborar questionamentos) c...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP21

Plano 14 de 15

Aplicando enquete

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciana BarrosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Aplicando enquete Finalidade da aula: Elaborar texto reivindicatório, a partir da an&aacu...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP21

Plano 15 de 15

Produzindo texto reivindicatório

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciana BarrosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo texto reivindicatório Finalidade da aula: Elaborar texto propositivo, a partir...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP22