Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF67LP20 : Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

EF67LP21 : Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF67LP22 : Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF67LP24 : Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF67LP25 : Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

Plano 01 de 15

Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Mapa conceitual: contextualizando esse gênero Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP20

EF69LP32

EF69LP34

Plano 02 de 15

Identificando as palavras-chave no texto informativo.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Identificando as palavras-chave no texto informativo. Finalidade da a...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP20

EF69LP32

EF69LP34

Plano 03 de 15

Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Explorando um texto informativo em uma mapa conceitual. Finalidade da...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP20

EF69LP32

EF69LP34

Plano 04 de 15

O gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza e ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza e su...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP25

Plano 05 de 15

Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progres...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão tem&...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

7º ano

EF67LP25

Plano 06 de 15

O esquema de um resumo de texto da área de Ciências da natur...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O esquema de um resumo de texto da área de Ciências da natureza Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP25

Plano 07 de 15

Citação e paráfrase no gênero Resumo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Citação e paráfrase no gênero Resumo Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

Plano 08 de 15

Exercitar a paráfrase e a citação literal no resumo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Exercitar a paráfrase e a citação literal no resumo. F...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

Plano 09 de 15

Produção de citação direta e paráfrase

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de citação direta e paráfrase Finalid...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

Plano 10 de 15

Análise do gênero exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Luciana Soares Especialista: Silvia Albert Título da aula: Análise do gênero exposição oral Finalidade da aula: Analisar u...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP40

Plano 11 de 15

Planejar uma exposição oral em sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejar uma exposição oral em sala de aula Finalidade da aula: Fazer pesquisas e an...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 12 de 15

Performance de uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela Conceição Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Performance de uma exposição oral Finalidade da aula: Apresen...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 13 de 15

Planejamento do gênero Resumo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento do gênero Resumo Finalidade da aula: Planejar a produção textual do g&...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF67LP22

Plano 14 de 15

Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica Finalidade da aula: Escreve...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF67LP22

Plano 15 de 15

Edição, revisão e formatação do gênero resumo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Manuela ConceiçãoMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Edição, revisão e formatação do gênero resumo Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF67LP22