Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Resenha

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP45 : Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

EF69LP46 : Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP18 : Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

EF69LP19 : Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.

EF69LP06 : Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

EF89LP04 : Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Plano 01 de 15

A função social do gênero resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora Aparecida Ianusz de SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A função social do gênero resenha Finalidade da aula: Conhecer o ...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP45

EF69LP46

Plano 02 de 15

Análise de resenha crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Análise de resenha crítica Finalidade da aula: Ler resenhas sobre obras não liter&aa...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP45

EF89LP04

Plano 03 de 15

O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora Aparecida Ianusz de SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista Finalidade da aula: Ler ...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP45

EF89LP04

Plano 04 de 15

Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha Finalidade da aula: Entrar em contato...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 05 de 15

Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora Aparecida Ianusz de SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha Finalidade da aula:&...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 06 de 15

A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica Finalidade da aula: Explorar os recursos da...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 07 de 15

Marcadores argumentativos na resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Marcadores argumentativos na resenha Finalidade da aula: Identificar e analisar em resenhas cr&ia...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF69LP19

Plano 08 de 15

Operadores de conexão na resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Operadores de conexão na resenha Finalidade da aula: Identificar e analisar em resenh...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF69LP19

Plano 09 de 15

Recursos multissemióticos em vlogs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Recursos multissemióticos em  vlogs Finalidade da aula: Entrar em contato com g&...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF69LP19

Plano 10 de 15

Planejamento para criação de vlogs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento para criação de vlogs Finalidade da aula: Planejar a criação de um vl...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP10

Plano 11 de 15

Produção de vlogs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de vlogs Finalidade da aula: Demonstrar o domínio do gênero através da p...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 12 de 15

Produção de vlogs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de vlogs Finalidade da aula: Editar o vlog, considerando o roteiro pré...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 13 de 15

Planejamento para a produção de resenhas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento para a produção de resenhas Finalidade da aula: Planejar a produção d...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP06

Plano 14 de 15

Produção de uma resenha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de uma resenha Finalidade da aula: Produzir a primeira versão das resenhas, cons...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP07

Plano 15 de 15

Reescrita de resenha para publicação final

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reescrita de resenha para publicação final Finalidade da aula: Reescrever as resenhas, a partir ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP08