Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Material para trabalhar as habilidades:

EF05LP27 : Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF05LP13 : Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF05LP14 : Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF05LP15 : Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF05LP16 : Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.

EF05LP18 : Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

EF05LP19 : Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.

EF05LP20 : Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

EF35LP15 : Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF05LP21 : Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.

Plano 01 de 15

Resenha Crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa JordãoTítulo da aula: Resenha Crítica     Finalidade da aula: - Refletir acerca da import&ac...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Vlog de críticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Vlog de críticasFinalidade da aula:- Assistir a Vlogs argumentativos e compreendê-los co...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF05LP15

EF05LP16

Plano 03 de 15

Compreensão leitora

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Compreensão leitoraFinalidade da aula: - Ler e compreender com autonomia, localizando inf...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF05LP15

EF05LP16

Plano 04 de 15

Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica Finalidade da ...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP14

Plano 05 de 15

Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica Finalidade da ...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP14

Plano 06 de 15

Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica Finalidade da ...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP14

Plano 07 de 15

Argumentação na resenha crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Argumentação na resenha crítica Finalidade da aula: Reconhecer a f...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP20

Plano 08 de 15

Argumentação em textos de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Argumentação em textos de opinião Finalidade da aula: Reconhecer a...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP20

Plano 09 de 15

Argumentação na resenha crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Argumentação na resenha crítica Finalidade da aula: Reconhecer a f...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP20

Plano 10 de 15

Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Resenha crítica e Vlog infantil de crítica Finalidade da aula: Identifica...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejamento de resenha crítica digital

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejamento de resenha crítica digital Finalidade da aula: Planejar a produ&cce...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF05LP13

EF05LP21

Plano 12 de 15

Produção de resenha crítica oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Rosemary Silva Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de resenha crítica oral Finalidade da aula: Gravar um vlo...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF05LP19

Plano 13 de 15

Planejamento de resenha crítica escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejamento de resenha crítica escrita Finalidade da aula: Planejar uma resenha crítica, conside...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produção de resenha crítica escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de resenha crítica escrita Finalidade da aula: Produção de texto ut...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF05LP27

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF15LP05

EF05LP18

EF35LP15

Plano 15 de 15

Revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Rosemary SilvaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisão e edição de texto (Resenha crítica) Finalidade da aula: Reler e revisar o t...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07