Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Reportagem

Material para trabalhar as habilidades:

EF67LP17 : Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF89LP27 : Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF08LP13 : Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

EF08LP14 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF89LP05 : Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).

EF89LP07 : Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.

EF89LP08 : Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).

EF89LP09 : Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.

EF69LP03 : Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

EF89LP13 : Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

EF08LP01 : Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

EF08LP02 : Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.

EF08LP04 : Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.

Plano 01 de 15

Reportagem: apresentando o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reportagem: apresentando o gênero Finalidade da ...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP27

Plano 02 de 15

Os efeitos de sentido da reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Os efeitos de sentido da reportagem Finalidade ...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP05

EF89LP07

Plano 03 de 15

Estratégias para leitura de reportagem.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Teixeira e Débora SouzaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estratégias para leitura de reportagem. Finalidade da aula: Iden...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP03

EF08LP01

EF08LP02

Plano 04 de 15

As sequências textuais empregadas na reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: As sequências textuais empregadas na reportagem Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF69LP17

Plano 05 de 15

Análise das formas de composição da reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Análise das formas de composição da reportagem F...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF69LP17

Plano 06 de 15

Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens Finalid...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF69LP17

Plano 07 de 15

Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens Fin...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 08 de 15

Recursos de referenciação em reportagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira, Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Recursos de referenciação em reportagens Finalidade da aula:&nbs...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 09 de 15

Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em reporta...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em re...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF08LP13

EF08LP14

EF08LP04

Plano 10 de 15

Planejamento de entrevista oral para a produção de uma repor...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento de entrevista oral para a produção de uma re...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP14

EF89LP13

Plano 11 de 15

Realização de entrevistas orais para a construção de reporta...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Realização de entrevistas orais para a construç&ati...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP14

EF89LP13

Plano 12 de 15

Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiáti...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidi&...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP14

EF89LP13

Plano 13 de 15

O planejamento do gênero reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O planejamento do gênero reportagem Finalidade da aula:&...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP08

EF89LP09

Plano 14 de 15

Produzindo uma Reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo uma Reportagem Finalidade da aula: Produzir uma rep...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP08

EF89LP09

Plano 15 de 15

Revisando uma Reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisando uma Reportagem Finalidade da aula: Revisar uma reportagem par...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP08