Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Reportagem

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF05LP04 : Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF05LP15 : Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF05LP17 : Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF35LP16 : Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano 01 de 15

O que é uma reportagem?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: O que é uma reportagem? Finalidade da aula: Compreender a função social &...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Ler e compreender uma reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Ler e compreender uma reportagem - parte 1 Finalidade da aula: Compreender a ideia central de...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP04

Plano 03 de 15

Ler e compreender uma reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula:Ler e compreender uma  reportagem - parte 2 Finalidade da aula: Compreender a ideia central de...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP04

Plano 04 de 15

Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos Finalidade da aula:- Identificar ...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 05 de 15

Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornal&iac...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 06 de 15

Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos Finalidade da aula: Com...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 07 de 15

O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia Final...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP04

Plano 08 de 15

Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gêner...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero not&iacut...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP04

Plano 09 de 15

Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos 2 - gê...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos  2 - gênero n...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF05LP04

Plano 10 de 15

Apreciar entrevistas veiculadas oralmente

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Apreciar entrevistas veiculadas oralmente Finalidade da aula: Apreciar entrevistas apresenta...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente Finalidade da aula: - Fazer uso da escrit...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF05LP15

EF35LP10

EF15LP13

Plano 12 de 15

Realizar, gravar e expor uma entrevista oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Realizar, gravar e expor uma entrevista oral Finalidade da aula: Estudar as relaç&otil...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF05LP15

EF35LP10

EF15LP13

Plano 13 de 15

Como planejar uma reportagem?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Como planejar uma reportagem? Finalidade da aula: Planejar a produção escrita...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Escrever uma reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Escrever uma reportagem Finalidade da aula: Produzir texto do gênero Reportagem a partir de...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF05LP17

Plano 15 de 15

Editar, revisar e formatar uma reportagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Isabel CossalterMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Editar, revisar e formatar uma reportagem Finalidade da aula: Editar, revisar e formatar a repor...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08