Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Reportagem de divulgação científica

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP31 : Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP37 : Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhece...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conh...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científi...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 03 de 15

Reportagem de divulgação científica: identificação das ideia...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Reportagem de divulgação científica: identificação...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP31

Plano 04 de 15

Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgaç&ati...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF69LP42

Plano 05 de 15

Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de divulga&cced...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF69LP42

Plano 06 de 15

Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Repor...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de div...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP43

EF69LP42

Plano 07 de 15

Estrutura composicional do vlog científico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Estrutura composicional do vlog científico Finalidade da aula: Identificar a estrutura compo...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 08 de 15

Analisar elementos composicionais, paralinguísticos e cinési...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Analisar elementos composicionais, paralinguísticos e cinésicos em vlogs cient&iacu...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 09 de 15

Compreender e revisar a forma composicional do vlog de divul...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Compreender e revisar a forma composicional do vlog de divulgação científica Final...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 10 de 15

Vlog e podcast de divulgação científica - apreciação e anál...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Vlog e podcast de divulgação científica - apreciação e análi...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

Plano 11 de 15

Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento Finalidade da aula:&...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

Exibição e avaliação do Vlog ou podcast de divulgação cientí...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Exibição e avaliação do Vlog ou podcast de divulgação c...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 13 de 15

Planejamento da escrita de Reportagem de divulgação científi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Planejamento da escrita de Reportagem de divulgação científica Finalidade da...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP35

Plano 14 de 15

Produção de uma Reportagem de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana Azevedo Mentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Produção de uma Reportagem de divulgação científica Finalidade da aula:...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP37

Plano 15 de 15

Revisão de Reportagem de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana AzevedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisão de Reportagem de divulgação científica Finalidade da aula: Revisar o texto de...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP36