Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Regimento escolar

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF69LP28 : Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”

EF67LP19 : Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

EF69LP13 : Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP20 : Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF07LP14 : Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

EF69LP23 : Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF67LP15 : Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.

EF69LP25 : Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

Plano 01 de 15

Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Textos normativos: descobrindo o regimento escolar Finalidade da aula: Po...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP15

Plano 02 de 15

A estrutura organizacional de textos normativos e legais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A estrutura organizacional de textos normativos e legais Finalidade da au...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP20

Plano 03 de 15

A linguagem técnica de textos normativos e legais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A linguagem técnica de textos normativos e legais Finalidade da au...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP20

Plano 04 de 15

A estrutura composicional do texto de leis e normas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A estrutura composicional do texto de leis e normas Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

A construção do texto no Regimento escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A construção do texto no Regimento escolar Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normati...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

EF69LP28

Plano 07 de 15

A intencionalidade no processo modalizador no Regimento Esco...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A intencionalidade no processo modalizador no Regimento Escolar Finalidad...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

EF69LP28

EF07LP14

Plano 08 de 15

O caráter modalizador no Regimento escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: O caráter modalizador no Regimento escolar Finalidade da aula:&nbs...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

EF69LP28

EF07LP14

Plano 09 de 15

A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar po...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

EF69LP28

EF07LP14

Plano 10 de 15

As condições de produção do gênero debate

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos JuniorMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: As condições de produção do gênero debate Finalidade...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP25

Plano 11 de 15

Planejamento de um debate

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos JuniorMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de um debate Finalidade da aula: Preparar e construir um repert&oacu...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP14

EF69LP25

Plano 12 de 15

Realização de um debate: O código de vestuário escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior Mentor: Érica Silva Especialista: Silva Albert Título da aula: Realização de um debate: O código de vestuário escolar ...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP13

Plano 13 de 15

“Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos JuniorMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar Finalidade da ...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

Plano 14 de 15

Combinados pela paz: produção de trecho de Regimento escolar...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos JuniorMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Combinados pela paz: produção de trecho de Regimento escolar - textualiz...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP22

EF69LP23

Plano 15 de 15

Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimen...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos JuniorMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar Finalida...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP22

EF69LP23