Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Receitas

Material para trabalhar as habilidades:

EF03LP14 : Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

EF03LP15 : Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

EF03LP16 : Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP14 : Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

EF03LP11 : Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Plano 01 de 15

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receitas: para que servem e onde encontrá-las? Finalidade da aula: Reconhecer o ...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Receita: compreensão textual de textos escritos.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: compreensão textual de textos  escritos. Finalidade da aula: - Lev...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP11

Plano 03 de 15

Receita que te quero ler!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita que te quero ler! Finalidade da aula: - Levantar expectativas em relaç&a...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP02

EF15LP03

EF03LP11

Plano 04 de 15

Receita: identificação dos elementos compositores do gênero.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: identificação dos elementos compositores do gênero. Finalidade ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 05 de 15

Receita: aula prática

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: aula prática Finalidade da aula: Analisar o gênero textual quanto...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 06 de 15

Receita: forma de composição do texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: forma de composição do texto  Finalidade da aula: Analisar ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 07 de 15

Receita: identificação de recursos linguísticos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: identificação de recursos linguísticos  Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 08 de 15

Receita: uso de verbos imperativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: uso de verbos imperativos  Finalidade da aula: Analisar a formataç...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 09 de 15

Receita: análise de verbos do modo imperativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: análise de verbos do modo imperativo  Finalidade da aula: Analisar...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP16

Plano 10 de 15

Receita: relato oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Luciane Lopes Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: relato oral Finalidade da aula: Identificar por meio de relato oral os element...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 11 de 15

Receita: planejamento de texto oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciane LopesMentor: Sidicleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: planejamento de texto oral Finalidade da aula: Planejar a forma de produzir oralmente uma receit...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP15

Plano 12 de 15

Receita: produção de texto oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciane LopesMentor: Sidicleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: produção de texto oral Finalidade da aula: Produzir oralmente uma receita culin&aa...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP15

Plano 13 de 15

Receita: planejamento da produção escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciane LopesMentor: Sidecleia SantosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: planejamento da produção escrita Finalidade da aula: Planejar a produç&ati...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP14

EF15LP05

Plano 14 de 15

Receita: produção escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciane LopesMentor: Sidecleia SantosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: produção escrita Finalidade da aula: Produzir a escrita do gênero abordado...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP14

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP14

Plano 15 de 15

Receita: revisão da produção escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Luciane LopesMentor: Sidecleia SantosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Receita: revisão da produção escrita Finalidade da aula: Revisar a escrita do g&ec...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08