Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Poemas concretos e visuais

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF35LP23 : Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF35LP27 : Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP28 : Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF35LP31 : Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF15LP17 : Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

EF15LP18 : Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Plano 01 de 15

Função dos poemas concretos e visuais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Função dos poemas concretos e visuais. Finalidade da aula: Reconhecer...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP04

Plano 02 de 15

Compreensão de poemas concretos e visuais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Compreensão de poemas concretos e visuais. Finalidade da aula: Reconhecer os...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP17

EF15LP18

EF35LP23

EF15LP04

Plano 03 de 15

Leitura de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura de poemas concretos e visuais Finalidade da aula:Analisar o efeito promovido pel...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP17

EF15LP18

EF35LP23

Plano 04 de 15

Composição de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Composição de poemas concretos e visuais. Finalidade da aula: Reconhe...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP31

Plano 05 de 15

Recursos sonoros em poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Recursos sonoros em poemas concretos e visuais Finalidade da aula: Identificar, em ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP31

Plano 06 de 15

Estrutura de poemas concretos e visuais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Estrutura de poemas concretos e visuais. Finalidade da aula: Identificar diferentes...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP31

Plano 07 de 15

Imagem poética em poemas visuais e concretos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Grazielle TavaresMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Imagem poética em poemas visuais e concretos Finalidade da aula: Identificar com autonomia o s...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP27

Plano 08 de 15

Interpretação do poema concreto e visual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Interpretação do poema concreto e visual Finalidade da aula: Construi...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP27

Plano 09 de 15

Relações sonoras e gráficas para poema visual e concreto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Relações sonoras e gráficas para poema visual e concreto Finalidade...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP27

Plano 10 de 15

Apreciação de textos orais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Apreciação de textos orais. Finalidade da aula: Apreciaç&atild...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 11 de 15

Declamação de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Grazielle Tavares Mentor: Sidecleia Anjos Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Declamação de poemas concretos e visuais Finalidade da aula: Planejar...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP28

Plano 12 de 15

Declamação de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Grazielle TavaresMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Declamação de poemas concretos e visuais Finalidade da aula: Executar situações...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP28

Plano 13 de 15

Planejamento de texto - poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Grazielle TavaresMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais. Finalidade da aula: Planejar, em colaboraç&atild...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produção de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Grazielle TavaresMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de poemas concretos e visuais Finalidade da aula: Elaborar poemas visuais...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP27

EF15LP08

Plano 15 de 15

Revisão e edição de poemas concretos e visuais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Grazielle TavaresMentor: Sidecleia AnjosEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula:Revisão e edição de poemas concretos e visuais Finalidade da aula:Revisar e editar o t...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08