Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Podcast de divulgação científica

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF69LP33 : Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP37 : Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP39 : Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, i...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica,...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A disposição das informações no gênero Podcast de divulgaç...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP33

Plano 03 de 15

Multissemioses do gênero Podcast de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Multissemioses do gênero Podcast de divulgação científica. Finalidade d...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP33

Plano 04 de 15

Construção composicional do gênero Podcast de divulgação cie...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Construção composicional do gênero Podcast de divulgação cient&i...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 05 de 15

(Im)Pessoalização do gênero Podcast de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: (Im)Pessoalização do gênero Podcast de divulgação científ...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 06 de 15

A linguagem técnica do gênero Podcast de divulgação científi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A linguagem técnica do gênero Podcast de divulgação científica Finali...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 07 de 15

Características discursivas de um Podcast de divulgação cien...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Eduardo Diório Junior Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características discursivas de um Podcast de divulgação cientí...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 08 de 15

Características de apresentação oral em um Podcast de divulg...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Eduardo Diório Junior Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características de apresentação oral em um Podcast de divulgaç...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 09 de 15

Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podc...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Eduardo Diório Junior Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podcast de divulgaç&...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

Plano 10 de 15

A organização do discurso oral no gênero podcast

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A organização do discurso oral no gênero podcast. Finalidade da aula: Produzir cart...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 11 de 15

Elementos da oralidade e sua importância nos podcasts

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Elementos da oralidade e sua importância nos podcasts. Finalidade da aula: Exercitar a comunica&c...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

A entrevista em Podcasts de divulgação científica.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JuniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A entrevista em Podcasts de divulgação científica. Finalidade da aula: Elabor...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP39

Plano 13 de 15

Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utiliz...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JúniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulga...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP37

Plano 14 de 15

Construindo o programa "Na escola Pod" através de Podcasts d...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JúniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Construindo o programa "Na escola Pod" através de Podcasts de divulgação ci...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP36

Plano 15 de 15

Apresentando o programa "Na escola Pod"

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Eduardo Diório JúniorMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Apresentando o programa "Na escola Pod" - Resultado final da elaboração de um programa ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP36