Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Notícia

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF04LP24 : Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF04LP14 : Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

EF04LP15 : Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

EF04LP16 : Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF35LP16 : Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

EF04LP17 : Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.

Plano 01 de 15

Notícias e manchetes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Notícias e manchetes Finalidade da aula: Identificar a funç&ati...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: A mesma notícia por pontos de vistas diferentes Finalidade da au...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP06

EF04LP14

Plano 03 de 15

Fake News: como trabalhar em sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Fake News: como trabalhar em sala de aula Finalidade da aula: Conhecer ...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF04LP15

Plano 04 de 15

Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas Finalidad...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP24

EF35LP16

Plano 05 de 15

Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores Nova EscolaProfessor-autor: Maria Caroline SilveiraMentor: Greta FragrataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Pesquisas em forma de notícias e reportagens Finalidade da aula: Associar info...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP24

EF35LP16

Plano 06 de 15

Entrevistas jornalísticas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Entrevistas jornalísticas Finalidade da aula: Redigir trechos de not&iac...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP24

EF35LP16

Plano 07 de 15

Introdução sobre a estrutura das notícias radiofônicas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Introdução sobre a estrutura das notícias radiofônicas Fi...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 08 de 15

Elementos estruturais de notícias radiofônicas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Elementos estruturais de notícias radiofônicas Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 09 de 15

A construção de um rádio jornal

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: A construção de um rádio jornal Finalidade da aula: Reprod...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 10 de 15

Telejornais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Telejornais Finalidade da aula: Refletir sobre o processo de construç&at...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF04LP17

Plano 11 de 15

Roteiros para telejornal

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Roteiros para telejornal Finalidade da aula: Produzir os roteiros de notí...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF04LP17

Plano 12 de 15

Telejornal da turma

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Maria Caroline Silveira Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Telejornal da turma Finalidade da aula: Apresentar o telejornal da turma para a...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF04LP17

Plano 13 de 15

Jornal Mural: contextualização e planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria caroline SilveiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Jornal Mural: contextualização e planejamento Finalidade da aula: Planejar a escrita cola...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP16

EF15LP05

Plano 14 de 15

Jornal Mural: Escrita de notícias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria caroline SilveiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Jornal Mural: Escrita de notícias Finalidade da aula: Elaborar, em grupo, notícias com te...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF04LP16

Plano 15 de 15

Jornal mural: revisão e edição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria caroline SilveiraMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Jornal mural: revisão e edição Finalidade da aula: Revisar a escrita das...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08