Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Planos de aula sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF07LP01 : Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.

EF07LP02 : Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.

EF67LP01 : Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

EF69LP01 : Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

EF67LP08 : Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

EF67LP09 : Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

EF69LP03 : Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

EF67LP10 : Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

EF69LP06 : Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Plano 01 de 15

Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias onli...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP03

EF07LP01

EF07LP02

Plano 02 de 15

Notícia online: discussão sobre fakenews

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Notícia online: discussão sobre fakenews Finalidade da aula: Ler um...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP01

EF67LP08

EF07LP01

EF07LP02

Plano 03 de 15

O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notíci...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online Fin...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP01

EF69LP01

EF67LP08

EF07LP01

EF07LP02

Plano 04 de 15

A composição da notícia online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela VieiraMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A composição da notícia online Finalidade da aula: Analisar uma notícia onli...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 05 de 15

A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiá...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela VieiraMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiáticos Finalidade da aula: Sele...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 06 de 15

A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertext...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertextuais e hipermidiáti...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 07 de 15

A intencionalidade na notícia online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: A intencionalidade na notícia online Finalidade da aula: Analisar uma not&...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 08 de 15

A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notíci...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia onl...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 09 de 15

A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísti...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísticas d...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 10 de 15

Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online Finalidade da aula: Perceber especifi...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP10

Plano 11 de 15

Planejando um podcast noticioso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejando um podcast noticioso Finalidade da aula: Elaborar um roteiro para planejamento e produçã...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP10

Plano 12 de 15

Apresentando e avaliando podcasts noticiosos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apresentando e avaliando podcasts noticiosos Finalidade da aula: Revisar as notícias orais produzidas em a...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP10

Plano 13 de 15

Planejando notícias online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daniela Vieira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Planejando notícias online Finalidade da aula: Elaborar um roteiro para pr...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP09

EF69LP06

Plano 14 de 15

Escrevendo uma notícia online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa Sugahara Mentor:  Carolina Müller Especialista: Silvia Albert Título da aula: Escrevendo uma notícia online Finalidade da aula: Redigir uma notícia onlinepara...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP09

EF67LP10

EF69LP06

EF69LP08

Plano 15 de 15

Revisando e publicando notícias online

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa Sugahara Mentor: Carolina Müller Especialista: Silvia Albert Título da aula: Revisando e publicando notícias online Finalidade da aula: Revisar as próprias no...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP09

EF67LP10

EF69LP06

EF69LP08