Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Mito

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF67LP38 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF67LP28 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF67LP30 : Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

EF06LP11 : Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Plano 01 de 15

O gênero mito: ativar conhecimentos prévios

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda  Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O gênero mito: ativar conhecimentos prévios Finalidade da aula: Ler ...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF67LP28

Plano 02 de 15

Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda  Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF67LP28

Plano 03 de 15

O significado do mito: as condições de produção de um mito i...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda  Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O significado do mito: as condições de produção de um mito...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF67LP28

Plano 04 de 15

Estrutura composicional dos mitos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Estrutura composicional dos mitos: caracterização dos elementos da narrativa m...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

Adjetivos: a descrição de espaços e personagens em mitos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Adjetivação dos personagens e espaços no gênero mito Finalidade d...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

A construção dos personagens na narrativa mitológica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: A construção dos personagens na narrativa mitológica Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 07 de 15

Atividade de descoberta: a personificação nos mitos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Atividade de descoberta: a personificação nos mitos Finalidade da aula: L...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 08 de 15

Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturai...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturais nos mitos ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 09 de 15

Figuras de Linguagem: a personificação do trovão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Figuras de Linguagem: a personificação do trovão Finalidade da aula:&nb...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 10 de 15

A tradição oral dos mitos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Matheus Seiji Bazaglia KurodaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A tradição oral dos mitos Finalidade da aula: Analisar a contação de um ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Planejar a contação de um mito

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejar a contação de um mito Finalidade da aula: Escolher um mito para ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

Contação de mitos indígenas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Matheus Seiji Bazaglia KurodaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Contação de mitos indígenas Finalidade da aula: Fazer uma apresentaç&ati...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 13 de 15

Planejamento da produção textual: retextualizar um mito

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Matheus Seiji Bazaglia KurodaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito Finalidade da aula: Assistir a...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF67LP30

Plano 14 de 15

Produção de texto: novos significados para um mito

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Matheus Seiji Bazaglia KurodaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de texto: novos significados para um mito Finalidade da aula: Imaginar as car...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF67LP30

Plano 15 de 15

Revisão de narrativa com personagem mitológico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Matheus Seiji Bazaglia KurodaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisão de narrativa com personagem mitológico Finalidade da aula: Revisar um texto pr...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF67LP30

EF06LP11