Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Planos de aula sobre Lentes corretivas

Material para trabalhar as habilidades:

EF06CI08 : Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

EF03CI02 : Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

EF09CI04 : Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

Plano 01 de 10

A importância da visão

A importância da visão 6º ano Objetivos de aprendizagem Relatar e definir a importância da visão humana. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das ima...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 02 de 10

A estrutura do olho humano

A estrutura do olho humano 6º ano Objetivos de aprendizagem Identificar as partes do olho e as suas funções. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 03 de 10

Captação e interpretação das imagens

Objetivos de aprendizagem Descrever como é o processo da construção da imagem no olho. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interaç&atild...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 04 de 10

O olho humano pode ser enganado?

O olho humano pode ser enganado? 6º ano Objetivos de aprendizagem Descobrir que parte da nossa visão pode ser enganada quando associada à ilusão de ótica. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (capta&cc...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

EF06CI08

Plano 05 de 10

Tipos de lente

6º ano Objetivos de aprendizagem Comparar e relatar a trajetória de um raio sendo refratado por uma lente convergente ou divergente. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretaçã...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 06 de 10

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

Objetivos de aprendizagem Classificar as lentes convergentes e divergentes e relatar como ocorre a formação de imagens com o uso dessas lentes. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpreta&cce...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 07 de 10

Miopia, hipermetropia e astigmatismo

6º ano Objetivos de aprendizagem Diferenciar miopia,  hipermetropia e astigmatismo relacionando estas disfunções aos defeitos da visão. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e inte...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 08 de 10

Prevenção e tratamento das disfunções visuais

6º Ano Objetivos de aprendizagem Identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens)...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF06CI08

Plano 09 de 10

Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

6º Ano Objetivos de aprendizagem Identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de v...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF03CI02

Plano 10 de 10

De onde vêm as cores que vemos?

6º ano Objetivos de aprendizagem Concluir que a luz tem cor e reconhecer que as cores das coisas e dos objetos são determinadas pela frequência da luz. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de lu...

Ciências

6º ano

Vida e Evolução

alinhado à bncc

Vida e Evolução

EF09CI04