Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Lenda indígena

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF35LP22 : Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP25 : Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP29 : Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF04LP05 : Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF15LP19 : Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Plano 01 de 15

Conhecendo as lendas indígenas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Conhecendo as lendas indígenas Finalidade da aula: Identificar, conhecer ...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Texto fatiado - Lenda indígena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Texto fatiado - Lenda indígena Finalidade da aula: Ler e compreender uma ...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

Plano 03 de 15

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé Finalidade da aula: Ent...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP06

EF35LP22

EF15LP02

EF15LP03

Plano 04 de 15

Lendas indígenas: estrutura e foco narrativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Lendas indígenas: estrutura e foco narrativo Finalidade da aula: Identifi...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 05 de 15

Narrativas em primeira e terceira pessoa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Narrativas em primeira e terceira pessoa Finalidade da aula: Analisar a organiza...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 06 de 15

Reescrita de lenda: primeira ou terceira pessoa?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Reescrita de lenda: primeira ou terceira pessoa? Finalidade da aula: Diferenciar...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 07 de 15

Discurso direto ou indireto?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Discurso direto ou indireto? Finalidade da aula: Verificar a diferença en...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP30

Plano 08 de 15

Descubra se puder...Sinais de pontuação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Descubra se puder...Sinais de pontuação Finalidade da aula: Comple...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP30

Plano 09 de 15

Reescrita de discurso: pontuar é necessário!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Reescrita de discurso: pontuar é necessário! Finalidade da aula: C...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP30

Plano 10 de 15

Conto e reconto: lenda indígena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Conto e reconto: lenda indígena Finalidade da aula: Apreciar alguns recon...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

EF15LP13

Plano 11 de 15

Preparando um reconto oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Preparando um reconto oral Finalidade da aula: Apreciar contações ...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

EF15LP13

Plano 12 de 15

Reconto de lendas indígenas

Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Reconto de lendas indígenas Finalidade da aula: Recontar lendas indígenas para os alunos, considerando a sequência da hist&oac...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

EF15LP13

Plano 13 de 15

Planejamento para produção de texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejamento para produção de texto Finalidade da aula: Relembrar ...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhe...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda co...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP25

Plano 15 de 15

Revisão de texto e Fanpage da turma

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Andréia Martins Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisão de texto e Fanpage da turma Finalidade da aula: Revisar e corrigi...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07