Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Instruções de montagem de brinquedos

Material para trabalhar as habilidades:

EF02LP12 : Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF02LP13 : Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF02LP16 : Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP08 : Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF12LP04 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF12LP06 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF02LP01 : Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

EF02LP09 : Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Plano 01 de 15

Para que servem os textos de instrução de montagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia RiosTítulo da aula: Para que servem os textos de instrução de montagem Finalidade da aula: Perceber a utilidade do gênero &ld...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano Finalidade da aula: A partir da comparação entre textos de ...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF12LP04

EF15LP03

Plano 03 de 15

Identificando os materiais num texto de instruções de montag...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia RiosTítulo da aula: Identificando os materiais num texto de instruções de montagem Finalidade da aula: Ler um texto de instru&ccedi...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF02LP12

EF12LP04

Plano 04 de 15

Estrutura do gênero “Instrução de montagem”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Amara Souza Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Estrutura do gênero “Instrução de montagem” Finalidade da aula: Ide...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP16

Plano 05 de 15

Organizando partes de um texto de instruções de montagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Amara Souza Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Organizando partes de um texto de instruções de montagem Finalidade da aula: Identificar a ...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP16

Plano 06 de 15

A organização dos textos instrucionais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Amara Souza Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: A organização dos textos instrucionais Finalidade da aula: Identificar a sequência do...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP16

Plano 07 de 15

Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções  de montagem. Fi...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP01

EF02LP09

Plano 08 de 15

Pontuando um texto de instrução de montagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: Pontuando um texto de instrução de montagem. Finalidade da aula: Pontuar e empregar a maiúscula num te...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP01

EF02LP09

Plano 09 de 15

Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um text...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula  em um texto de Instruções de Montagem Finalidade da...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP01

EF02LP09

Plano 10 de 15

Instruções de montagem por meio da oralidade

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula: Instruções de montagem por meio da oralidade Finalidade da aula: Analisar as características do gênero...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP06

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejando e elaborando uma instrução de brincadeira oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando e elaborando uma instrução de brincadeira oral Finalidade da aula: Elaborar, coletivamente e com aux&iac...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP06

Plano 12 de 15

Produzindo um vídeo de instrução de brincadeira.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula: Produzindo um vídeo de instrução de brincadeira. Finalidade da aula: Elaborar os vídeos  de inst...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP06

Plano 13 de 15

Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinque...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios  Título da aula: Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo” Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF02LP13

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem Finalidade da aula: Produzir um texto de instru&c...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF02LP13

EF12LP06

Plano 15 de 15

Editando um texto de Instrução de Montagem

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Amara SouzaMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Editando um texto de Instrução de Montagem Finalidade da aula: Editar um texto de instrução de ...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP07

EF15LP08